O serviço tem início no mês de agosto com uma escala a cada três semanas no terminal da Santos Brasil no Porto de Imbituba em Santa Catarina.
A Santos Brasil fechou contrato com o armador panamenho CTM – Corporación de Transportes Marinos, representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil, e passa a receber a nova linha de navegação no seu terminal de contêineres de Imbituba (SC) a partir de agosto. Com esta conexão o Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de quatro anos.
O serviço iniciará com o navio X-press Moy, tendo escalas a cada três semanas em Imbituba e, quando atingir a sua capacidade máxima, a CTM tem planos de inserir o MV Theodor como segundo navio da rota. No primeiro semestre de 2023, estes dois navios realizaram três viagens ao Brasil e têm como principais destinos os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina, na República Dominicana, e Mariel, em Cuba, os quais atuam também com Hub-Ports para a América Central e Caribe. Nos últimos embarques, transportaram, principalmente, alimentos como arroz, açúcar, óleo de soja, milho, congelados
e materiais de higiene pessoal e de limpeza.
O Porto de Imbituba está sob a gestão do Estado de Santa Catarina, por meio da SCPar. A última linha de longo curso operou entre os anos de 2017 e 2019. A volta de uma conexão internacional é comemorada pelo governo estadual.
—Para nós é muito importante receber essa nova linha em Imbituba, que desde 2019 não tinha novas operações internacionais. Esse interesse por Santa Catarina reforça o nosso acerto em dar protagonismo ao setor de portos —disse o governador Jorginho Mello, que na atual gestão implantou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf).
—Hoje demos um passo realmente importante para o desenvolvimento do comércio exterior da região sul de SC e que se utilizam deste modal —acrescenta o secretário da Spaf, Beto Martins.
De acordo com Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, Imbituba oferece vantagens comerciais e operacionais comparadas a qualquer outro porto da região Sul do Brasil, provendo um serviço com menor custo e tempo de operação.
Para Rafael Rodrigues, diretor executivo da Poseidon Container Shipping, a parceria com a Santos Brasil para operações no Tecon de Imbituba irá viabilizar muitos negócios junto aos exportadores que embarcarem com a CTM por meio deste porto. —A boa recepção pelo Governo do Estado de Santa Catarina também nos motiva a realizar este importante trabalho— completa Rafael.
O Tecon Imbituba está estrategicamente localizado no centro da região Sul do país, equidistante das capitais Curitiba e Porto Alegre, e muito próximo à Florianópolis. Inserido em um dos principais polos industriais e portuários do país, o terminal é de fácil acesso rodoviário (pela BR-101), ferroviário e marítimo. O terminal também é privilegiado por estar em um porto de águas profundas e abrigado, capaz de receber sem restrições (seja em função de calado, ou em função do mau tempo) os maiores navios que já começam a acessar a costa brasileira.