A Campanha “Julho Amarelo” marca o mês da luta contra as Hepatites Virais e tem como objetivo reforçar ações de vigilância, prevenção e controle da doença.
No Brasil, de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos confirmados de hepatites virais1, sendo a hepatite C a maior causa de morte. A Organização Mundial da Saúde indica que é a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose, tendo uma infecção 9 vezes maior do que as registradas pelo vírus HIV2. Por isso, uma das metas da organização é de erradicar a doença até 2030.
Diante desse cenário desafiador, a detecção e o tratamento eficiente das hepatites virais são essenciais. Nesse sentido, a Gilead Sciences — a biofarmacêutica que revolucionou o tratamento das hepatites no Brasil — mantém seu compromisso institucional de prestar serviços para contribuir no auxílio à prevenção, tratamento e cura de doenças graves, desempenha um papel fundamental no combate aos subtipos das hepatites virais.
Por mais de 20 anos, a empresa tem abordado alguns dos maiores desafios em doenças hepáticas, transformando a trajetória de múltiplas condições por meio de inovação e programas de acesso pioneiros em todo o mundo.
No primeiro semestre de 2023, a Gilead lançou o projeto “Hepatite C – Ela Pode Estar ao Seu Redor”. O objetivo foi realizar ações de testagem e detecção de infecções por hepatite C em comunidades carentes do país, garantindo o acesso da população periférica. Além dos testes para diagnóstico, os casos positivos são encaminhados por profissionais para unidades de saúde, dando continuidade aos cuidados necessários e ao tratamento adequado.