A empresa japonesa de energia elétrica J-Power e a empresa finlandesa de tecnologia limpa Norsepower estão colaborando para instalar uma vela rotativa em um transportador de carvão dedicado.
Nos últimos anos, houve uma ressurgimento do interesse em equipar embarcações para aproveitar a força do vento. O que antes era romantizado como uma maneira histórica de transportar carga pelos oceanos do mundo tornou-se uma opção confiável para embarcações modernas, alimentadas por metas de redução de carbono e altos preços de combustível.
É a primeira vez que uma vela rotativa da Norsepower é instalada em um navio graneleiro dedicado à carga de carvão, e a segunda vez que J-Power instalou um sistema auxiliar de propulsão eólica em um transportador de carvão dedicado. A instalação ocorrerá no terceiro trimestre de 2023.
O Vela de rotor Norsepower, que mede 24 metros de altura versus quatro metros de diâmetro, é uma versão modernizada do rotor Flettner. Ele usa a energia elétrica da embarcação para girar os rotores em forma de cilindro no convés. Essas velas rotativas usam o vento para gerar um poderoso impulso, resultando na redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 em aproximadamente seis a dez por cento em combinação com o sistema de otimização de navegação.
Este é o segundo navio da empresa de navegação Iino Lines, com sede em Tóquio, a ser equipado com o Norsepower Rotor Sail. A empresa diz que continuará promovendo ativamente iniciativas para que os serviços de transporte marítimo limpos se tornem neutros em carbono.
Embora a vela ajude a reduzir as emissões do navio, é importante observar que a queima de carvão produz cerca de 15 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. O dióxido de carbono do uso de carvão é responsável por cerca de 40% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE). | MIN.