O objetivo é desenvolver no sentido de estabelecer e desenvolver corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais de suporte a uma estratégia centrada em três pilares essenciais: resiliência logística, resiliência energética e, conectividade física e digital.
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) assinaram no dia 12 de julho (quarta-feira), um Memorando de Entendimento(MoU), que visa o desenvolvimento de corredores logísticos e a atração de investimento para a região, como agronegócio, matérias-primas críticas e hidrogênio verde.
O protocolo foi assinado no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia Global Gateway pelo presidente da APS, José Luís Cacho, e pelo diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Pedro Brito do Nascimento, numa cerimônia que decorreu no Ministério das Infraestruturas, contando com a intervenção do ministro das Infraestruturas, João Galamba.
Esta iniciativa tem como objetivo estabelecer o âmbito, as regras e os princípios orientadores da ação conjunta a desenvolver no sentido de estabelecer e desenvolver corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais de suporte a uma estratégia centrada em três pilares essenciais: resiliência logística, resiliência energética e, conectividade física e digital.
Para além disso, de acordo com o Porto de Sines, pretende ainda atrair —investimentos estruturantes e de promoção da política industrial, constituindo particular oportunidade os segmentos como o do agronegócio, das matérias-primas críticas e do hidrogênio verde—.
—A relevância do Memorando na promoção do desenvolvimento de infraestruturas portuárias, de transporte e materialização de corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais, visando o aumento da conectividade a uma escala global —disse o ministro das Infraestruturas, João Galamba.
Já o presidente da APS, José Luis Cacho, garantiu —o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objetivos do Memorando e salientou as vantagens competitivas do Porto de Sines na promoção do comércio externo brasileiro para a Europa, destacando Sines como porta de entrada das exportações brasileiras para a Europa, particularmente no negócio agroalimentar—.
Por sua vez, o diretor da CSN, Pedro Brito do Nascimento, assumiu —a importância deste Memorando, vincando a necessidade da sua implementação abrangendo as áreas energéticas, mas também nas áreas da Segurança e Ambiente—.
O Porto de Sines já tem ligação semanal de carga contentorizada com os portos brasileiros.
Porto de Sines 2020-2030: opções estratégicas — As opções estratégicas para o Porto de Sines 2020-2030 estão sustentadas em três Eixos Estratégicos, cujo objetivo fulcral se foca no reforço da centralidade e da conectividade assente num modelo de gestão de rede ou de coordenação do sistema, e um compromisso firme com a sustentabilidade ambiental e social, este plano estratégico pretende tornar Sines um Porto para o Mundo, trazendo o Mundo para o Porto enquanto o prepara para um Futuro cada vez mais moderno, inovador, digital e eficiente.
Tendo como Metas Estratégicas a captura de carga ibérica para alcançar uma quota de 8% no total associado ao comércio externo, expandir a atividade da ZILS/ZAL e assegurar que as novas atividades econômicas contribuem com mais de 40% para os movimentos do porto, bem como atingir a liderança na satisfação dos stakeholders no que diz respeito aos atributos de conectividade interna, custo/preço e, hinterland, o Porto de Sines coloca como critério a excelência, assentada numa proposta de valor com visão de futuro.