claudio-castro-gov

14/07/2023

Rio de Janeiro pode se tornar potência mundial na produção de hidrogênio

Governador do Estado se reuniu com autoridades e empresários de empresas britânicas para apresentar as oportunidades de investimento no Rio de Janeiro.

O governador Cláudio Castro foi o palestrante do Britcham Luncheon, evento promovido pela centenária Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil, para estreitar as relações entre os dois países. No encontro realizado no dia 11 de julho (terça-feira), realizado na Marina da Glória, Zona Sul da capital, autoridades políticas, diplomatas e empresários dos dois países trouxeram à pauta o bom momento do estado e o fortalecimento da capacidade produtiva do Rio de Janeiro.

– O Rio de hoje começa a sair de um momento de atraso para voltar a ter protagonismo. O estado hoje se encontra no azul, depois de uma época muito difícil na parte econômica, fiscal e de segurança. Vivemos um novo momento. É um estado organizado, com as finanças em dia, voltando a crescer e se desenvolver. Nos últimos dois anos, saímos das últimas colocações na geração de emprego, para as melhores posições. Também avançamos na agenda sustentável com a maior concessão de saneamento do Brasil – informou.

Após a palestra, Castro respondeu perguntas do público, falando sobre o processo de transformação energética que o Rio vive e as prioridades da sua gestão. Para o governador, o estado reúne todas as condições para ser um exemplo no desenvolvimento de energias sustentáveis para todo o Brasil.

– Com a perspectiva de terminar a Rota 3 e também finalizar a Rota 4B, acreditamos em uma oferta de gás capaz de reduzir custos para que o hidrogênio seja viável, afinal, ele ainda é caro. Nós não temos dúvida que aliando a questão de ciência e tecnologia com as nossas universidades para baratear o custo do hidrogênio, nós seremos uma potência mundial no assunto – afirmou.

Entre as autoridades estaduais presentes estiveram presentes os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, da Fazenda, Leonardo Lobo, Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah e de Governo, Bernardo Rossi.

Para Ana Paula Vitelli, presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil, o encontro é um marco para a aproximação entre os britânicos e o Rio de Janeiro.

– A Câmara está no Brasil há 107 anos trabalhando para o incremento das relações Brasil-Reino Unido, em termos de comércio e investimentos. Os associados representam diversos setores da economia, como o setor de energia, automotivo, saúde, entre outros. Este é um dos encontros-chave, no que tange a aproximação dos nossos associados com importantes stakeholders, em específico aqui, agentes públicos. Por isso é importante promover de pautas que são relevantes, que envolvem questões climáticas, regulatórias – afirmou a presidente.