transporte-fluvial

12/07/2023

Transporte interior no Brasil registra 51,62 milhões nos 5M23, diz Antaq

Um aumento de 7,34% ante o mesmo período de 2022. Soja é a mercadoria mais transportada no período e Terminal de Trombetas (PA) se destaca na movimentação, assim como o Terminal Hidrovias do Brasil Miritituba (PA) e o Porto de Santarém (PA) . Ainda no rol dos mais transportados, entra a bauxita, e o milho.

Nos cinco meses do ano o transporte de carga por vias interiores no país registrou 51,62 milhões de toneladas. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O número representa um aumento de 7,34% em comparação ao mesmo período do ano anterior. — Além disso, praticamente todas as regiões hidrográficas brasileiras apresentaram balanço positivo— observa a agência.

O principal destaque fica para a região hidrográfica Amazônica em que foram transportadas 32,52 milhões de toneladas entre janeiro e maio de 2022, representando uma variação positiva de 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A região hidrográfica foi responsável ainda por quase dois terços de todo o transporte feito por vias interiores.

A região hidrográfica do Paraguai foi o principal destaque percentual ao longo deste período com crescimento de 52,9% —mais de 3,3 milhões de toneladas transportadas—. Na região hidrográfica do Tocantins-Araguaia, responsável por um terço de todo o transporte do período, foram transportadas 19 milhões de toneladas, um aumento de 0,8% quando comparado com os cinco primeiros meses do ano anterior.

Mercadoria — A mercadoria que apresentou maior crescimento percentual entre janeiro e maio foi o milho que cresceu 103,37% em comparação ao mesmo período de 2022. Ao todo, foram 3,22 milhões de toneladas da mercadoria transportadas.

Já a mercadoria mais transportada foi a soja com quase 20 milhões de toneladas, representando uma variação positiva 17,16% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Outro destaque fica para o transporte de bauxita. Durante este período foram transportadas 7,42 milhões de toneladas. O número representa um crescimento de 5,67% em comparação a 2022.

Terminais — A instalação portuária interior de destaque de movimentação neste período foi Terminal Trombetas (PA) que movimentou quase sete milhões de toneladas, registrando crescimento de 11%.

O Terminal Hidrovias do Brasil Miritituba (PA) registrou um aumento de 18% com movimentação de mais de 5,19 milhões de toneladas nos cinco primeiros meses do ano. O terceiro do pódio dos maiores movimentadores que registraram crescimento é o Porto de Santarém (PA).

A navegação de longo curso em vias interiores representou mais de 24 milhões de toneladas de janeiro a maio —alta de 12,66%—. A Navegação Interior, por sua vez, apresentou 17,9 milhões de toneladas transportadas —variação positiva de 8,9% em comparação ao mesmo período de 2022—, enquanto a Cabotagem em vias interiores 9,6 milhões de toneladas.