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11/07/2023

Coca-Cola América Latina apresenta seu impacto socioeconômico na região

Estudo analisa o ano de 2021 e mensura a contribuição social, ambiental e econômica do Sistema Coca-Cola em oito países.

Para mensurar como o Sistema Coca-Cola tem contribuído socioeconomicamente na América Latina, a companhia contratou a Steward Redqueen, consultoria especializada em ESG, para realizar um estudo de avaliação de seu impacto ao longo do ano de 2021. Na região como um todo, a empresa e seus fabricantes geraram um valor econômico agregado anual de US$ 36 bilhões, considerando toda sua cadeia produtiva, que vão desde produtores de insumos locais até os pontos de venda onde são comercializados seus produtos. Desse montante, US$ 13,5 bilhões (37,5%) foram destinados à impostos e US$ 10,7 bilhões (29,7%) correspondem à salários. Além disso, com o compromisso de apoiar o crescimento dos fornecedores locais, US$ 11,8 bilhões (32,8%) foram investidos na compra de bens e serviços de fornecedores locais em diferentes setores, como comércio, agricultura, transporte e manufatura.

No levantamento que abarca Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e República Dominicana, o Brasil se destacou liderando os aportes em projetos de sustentabilidade e empoderamento social, visto também sua dimensão e pluralidade em termos de diversidade de fauna, flora e cultura.

— Reconhecemos que o bem-estar do negócio não é possível sem o bem-estar das comunidades em que atuamos. Assim, além de criar laços profundos com as pessoas e oferecer bebidas que elas amam, juntamente com nossos fornecedores, agricultores, pequenos negócios e colaboradores, formamos uma cadeia de valor que impacta, direta e indiretamente, a vida de milhões de pessoas — afirma Sergio Londoño, vice-presidente de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola América Latina.

O Sistema Coca-Cola está há mais de 95 anos presente na América Latina, sendo 81 deles com operações no Brasil, com uma história profundamente ligada às transformações sociais, ambientais e econômicas em cada um dos países onde opera. Ao mesmo tempo em que a companhia trabalha para ser um negócio completo de bebidas, entende a importância de criar um lugar sustentável para contribuir para um futuro melhor para as pessoas, as comunidades e o planeta. Para isso seja possível, assuntos e iniciativas de impacto social estão intrínsecos em sua agenda de negócios. Os investimentos de ESG foram divididos entre inciativas de empoderamento econômico para fortalecer as comunidades que está inserida, projetos em prol da promoção da economia circular sustentável e crescimento das garrafas retornáveis, além de programas de segurança hídrica e acesso à água.

Enquanto marca empregadora, por meio do estudo, o Sistema Coca-Cola se reafirmou como uma potência ao contribuir para a geração de cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho* nos oito países analisados. Só no Brasil, durante 2021, gerou renda para mais de 447 mil pessoas*. E, para cada trabalho direto no Sistema, existem outros 9 que suportam a cadeia de valor. Sobre isso, Londoño ressalta: —A América Latina é uma unidade operacional fundamental para a The Coca-Cola Company. Não só pelo tamanho do nosso negócio na região, mas também pelo vínculo que conseguimos desenvolver nas pessoas—.

Para a companhia como um todo, os resultados reforçam sua posição como um dos grandes empregadores e geradores de valor ao mercado regional. |* Diretos e indiretos.

Estudo de impacto socioeconômico — O impacto do Sistema Coca-Cola vai além de suas fábricas e escritórios em sua cadeia de valor local. Com o objetivo de analisar detalhadamente sua pegada socioeconômica, a Coca-Cola Latin America realizou uma avaliação com o objetivo de obter mais informações sobre a magnitude de seu impacto direto e indireto na geração de renda e empregos na região. O estudo abrange as atividades de engarrafadores locais e da The Coca-Cola Company na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e República Dominicana. Este foi desenvolvido durante 2022, para coletar dados de 2021, pela consultoria Steward Redqueen.

The Coca-Cola Company —A Coca-Cola Company (Nyse: KO) é uma empresa de bebidas totais, cujos produtos são vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas avaliadas em bilhões de dólares em várias categorias de bebidas ao redor do mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes inclui Coca-Cola, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de bebidas hidratantes, esportivas, café e chá são Dasani, SmartWater, vitaminwater, Topo Chico, Bodyarmor, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de bebidas nutritivas, sucos, laticínios e vegetais incluem Minute Maid, Simply, Innocent, Del Valle, fairlife e AdeS. Transformamos continuamente nosso portfólio por meio de ações que vão desde a redução da quantidade de açúcar contida em nossas bebidas até a introdução de produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, das comunidades e do planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e redução das emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de engarrafamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, proporcionando oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. | www.coca-colacompany.com e redes sociais.