stellantis-investe

06/07/2023

Stellantis investe em um novo grEEn-campus em Mirafiori, Itália

A unidade foi selecionada para ser o próximo Stellantis grEEn-campus e se tornará um espaço de trabalho colaborativo e carbono neutro até 2025. Os primeiros grEEn-campus anunciados estão em Poissy, na França, Rüsselsheim, Alemanha e Mirafiori, em Turim, na Itália. Iniciativa reforça o programa New Era of Agility da Stellantis: trabalho remoto e flexível para funções elegíveis. A transformação de locais históricos contribui para a ambiciosa meta da Stellantis de se tornar carbono neutro até 2038.

A Stellantis anunciou hoje que sua unidade em Mirafiori, em Turim, na Itália, passa a fazer parte do grEEn-campus, programa de transformação de locais de trabalho, que tem como objetivo fortalecer as raízes do design automotivo, P&D e funções centrais da Stellantis por meio de designs inovadores, sustentáveis e colaborativos. Mirafiori é a próxima unidade da Stellantis incluída na primeira fase do programa, juntando-se às unidades em Poissy, na França, e Rüsselsheim, na Alemanha.

O grEEn-campus é um lugar de troca e compartilhamento de ideias, promoção da criatividade e eficiência, e, portanto, cria um ambiente de trabalho atrativo. O programa de transformação contribui diretamente com a meta de se tornar carbono neutro até 2038, destacada na estratégia Dare Forward 2030 da Stellantis.

O duplo “E” (EE) no nome grEEn-campus representa ambos os compromissos da Stellantis com o meio ambiente (Environment) e com os empregados (Employees): Energia positiva para proteger o meio ambiente, assim como uma filosofia de Evolução contínua para promover uma excelente Experiência aos Empregados.

—A cada novo grEEn-campus, repensamos nossos edifícios icônicos para responder melhor às novas formas híbridas de trabalho, já que temos um número significativo de colegas atuando em trabalho remoto e flexível, ao mesmo tempo em que contribuímos para a redução da pegada de carbono da empresa —disse Xavier Chéreau, vice-presidente executivo de Recursos Humanos e Transformação da Stellantis. —Queremos oferecer aos empregados uma experiência totalmente reimaginada em termos de tempo investido no local de trabalho, incentivando as trocas intra e interempresariais propícias ao codesenvolvimento e à inteligência coletiva, complementando a experiência de trabalhar remotamente. É um projeto ambicioso, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores, e que nos ajudará a atingir as metas de se tornar neutra em carbono e um excelente local para se trabalhar—.

O redesenho de edifícios históricos, em combinação com outras iniciativas realizadas pela Stellantis, contribui para o objetivo de se tornar carbono neutro até 2038, incluídos todos os escopos, com compensação percentual de até um dígito das emissões restantes. Uma vez inaugurados, os novos escritórios terão energia renovável. Além disso, os edifícios reformados tendem a ser neutros em emissão de carbono.

As unidades grEEn-campus oferecerão avançado desempenho térmico e de energia por meio de: integração de painéis fotovoltaicos na arquitetura; uso de tecnologia de ventilação de ultrabaixo consumo de energia; reutilização de material;

escolhas arquitetônicas que garantem eficiência ambiental, resiliência e adaptabilidade à evolução do clima;espaços verdes generosos, contribuindo para a regulação térmica e ao bem-estar dos empregados.

O programa de transformação colabora com o compromisso da Stellantis com a responsabilidade social e ambiental: ilustrando como serão os espaços de trabalho do futuro: ecorresponsáveis e totalmente adaptados aos novos modos de trabalho híbrido; contribuindo para a redução da pegada de carbono da Stellantis; colaborando para um impacto positivo nas comunidades em que a Stellantis opera através de programas de educação.

O grEEn-campus está presente em países centrais onde a Stellantis possui uma rica história. O projeto foi iniciado em Poissy, o estudo detalhado do projeto de Rüsselsheim foi concluído, e o projeto de Mirafiori está lançado. O histórico edifício comercial de Mirafiori, Corso Agnelli, também será incluído na iniciativa. Os demais grEEn-campus serão anunciados em datas futuras.

O novo investimento milionário em Mirafiori demonstra o comprometimento da empresa com a Itália e que segue outros desenvolvimentos positivos na região de Turim, incluindo: o primeiro Hub de Economia Circular da Stellantis a ser lançado na unidade de Mirafiori, em 2023. A operação dedicada permitirá a expansão das atividades atuais da Stellantis e apoiará seu modelo de negócios “do berço ao berço” na Europa.

O Centro Tecnológico de Baterias (Battery Technology Center) que fornecerá testes de desempenho e validação dos componentes de bateria (células, módulos e conjuntos) durante as etapas de desenvolvimento e produção. A inauguração oficial está planejada para acontecer no segundo semestre deste ano.

Como parte da e-Transmission Assembly, uma joint venture com a Punch Powertrain, Turim também abrigará uma instalação atualizada para fabricar e fornecer eDCTs inovadores para a próxima geração de modelos híbridos e PHEV da empresa, ajudando a Stellantis a eletrificar ainda mais seu portfólio de marcas com soluções limpas, seguras e acessíveis. Será lançado no início de 2024.

O Distrito de Manufatura de Turim agora serve como um centro de engenharia de eletrificação, o coração do design para as marcas italianas icônicas, e um centro de produção de veículos de última geração, como o Fiat e o Abarth 500 totalmente elétricos, o Maserati Levante, Quattroporte, Ghibli e os novos GranTurismo e GranCabrio, também disponíveis na versão Folgore 100% elétrica.

Forte conexão com todo o ecossistema de inovação de Turim, especialmente com a Universidade Politécnica de Turim.