petrobras-assina-partilha

06/07/2023

Petrobras assina contratos de partilha de produção

O leilão ocorreu em dezembro de 2022 e gerou arrecadação de R$ 961 milhões.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, participou no dia 05 de julho (quarta-feira), em Brasília, da cerimônia de assinatura dos Contratos de Partilha de Produção (CPP) dos blocos Sudoeste de Sagitário, Água Marinha e Norte de Brava. Os blocos foram arrematados pela companhia em 16 de dezembro de 2022, de um total de quatro ofertados dentro do 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O bloco Norte de Brava foi adquirido integralmente pela Petrobras. O Sudoeste de Sagitário foi arrematado em parceria com a Shell Brasil, tendo a Petrobras como operadora, com participação de 60%, e a Shell Brasil com 40%. Para o bloco Água Marinha, a Petrobras aderiu à proposta do consórcio vencedor, como operadora (30%), em parceria com a TotalEnergies EP (30%), Petronas (20%), e QatarEnergy (20%). O valor total do bônus de assinatura pago pela Petrobras foi de R$ 729 milhões.

— As sinergias entre projetos existentes e novos projetos exploratórios agregam valor à atuação da Petrobras. Esse trabalho conjunto permite acelerar a produção do primeiro óleo, ao mesmo tempo em que prolonga a vida útil dos blocos. A estratégia está em linha com a atuação das principais majors, que têm buscado investimento na fase exploratória com menor risco e maior sinergia com os ativos em produção como forma de aceleração dos projetos frente ao cenário de transição energética— afirmou Joelson Mendes.