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06/07/2023

mtu Kinetic PowerPack da Rolls-Royce aprovado para diesel renovável

mtu Kinetic PowerPack para fonte de alimentação ininterrupta agora ainda mais ecológica. Os testes mostram: sem perda de desempenho com diesel renovável/HVO. Sistema composto por motor diesel mtu acoplado a acumulador de energia cinética via embreagem eletromagnética e máquina síncrona.

A Rolls-Royce (LSE: RR., ADR: Rycey) aprovou seus mtu Kinetic PowerPacks, baseados nos motores diesel mtu Series 4000 e 1600, para uso com diesel renovável (HVO/Óleo Vegetal Hidrogenado) e outros combustíveis diesel sintéticos de a norma EN15940. Isso significa que os sistemas mtu para fonte de alimentação ininterrupta dinâmica (DUPS) agora podem ser operados de maneira ainda mais ecológica. Isso ocorre porque com o HVO a pegada de CO2 pode ser reduzida em até 90% (dependendo do processo de fabricação e da matéria-prima do combustível), as emissões de particulados em até 80% e as emissões de óxido de nitrogênio em até oito por cento em comparação com o diesel fóssil.

mtu Kinetic PowerPacks mostram o mesmo desempenho com HVO e com diesel fóssil — Testes na bancada de testes Rolls-Royce Power Systems em Liège, na Bélgica, mostraram que o uso de HVO não teve efeito no comportamento dinâmico do motor durante as fases críticas sob condições de carga típicas. Os sistemas tiveram o mesmo desempenho com HVO e com diesel fóssil. Anteriormente, a Rolls-Royce já havia aprovado seus grupos geradores mtu Série 1600 e Série 4000 para combustíveis diesel sintético EN15940 após testes bem-sucedidos na bancada de testes e no campo.

HVO reduz a pegada de carbono para data centers, hospitais, indústria —Os operadores de instalações de segurança crítica, como data centers, aeroportos, hospitais, fábricas de produtos farmacêuticos, petroquímicos, semicondutores e eletrônicos, confiam em nossos sistemas há muitos anos. Agora eles podem reduzir significativamente sua pegada de carbono e emissões locais usando combustíveis sustentáveis—explicou Vittorio Pierangeli, vice-presidente Global Powergen da Rolls-Royce Power Systems.

O sistema e a infraestrutura existentes não requerem adaptação — Para HVO, podem ser usados ​​como materiais de base gorduras residuais vegetais e animais e óleos vegetais usados, que são convertidos em hidrocarbonetos por meio de uma reação catalítica com a adição de hidrogênio. Através deste processo, as gorduras e os óleos vegetais adaptam-se nas suas propriedades ao gasóleo, podendo complementá-lo ou substituí-lo integralmente como aditivo. Como o combustível HVO é produzido a partir de recursos renováveis, sua produção, transporte e combustão geram apenas tantos gases de efeito estufa quanto foram absorvidos pelas plantas durante o crescimento da biomassa. O HVO é um combustível drop-in, o que significa que a infraestrutura existente do mtu Kinetic PowerPack não requer adaptação para seu uso; nenhuma modificação de hardware ou software do motor é necessária.

Como funciona um mtu Kinetic PowerPack — O mtu Kinetic PowerPack compreende uma unidade de armazenamento de energia cinética em constante rotação com volante, um motor diesel mtu e um gerador que funciona como um motor elétrico para fins de compensação, dependendo do modo de operação. A energia da rede pública aciona o gerador síncrono, que atua como um motor elétrico neste modo de operação. Este, por sua vez, aciona o volante da unidade de armazenamento de energia cinética que pesa toneladas e é projetada como uma máquina elétrica com sistema de rotor duplo que disponibiliza energia em caso de falta de energia.

O que acontece quando a fonte de alimentação primária falha? Se a rede elétrica pública falhar, os sistemas intervêm imediatamente e sem interrupção porque já estão em ação de qualquer maneira. Parte da energia armazenada no volante é utilizada para acionar o gerador, que passa a produzir energia elétrica. Enquanto isso, outra parte da energia rotacional armazenada é usada para facilitar a partida muito rápida do motor a diesel. Dentro do menor tempo possível, o motor atinge sua potência nominal e agora pode começar a produzir energia elétrica através do gerador e estabilizar o volante. Isso acontece sem nenhuma interrupção.