Onde desenvolve o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
Acompanhado do comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, e do diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, visitou, no dia 03 de julho (segunda-feira), o Complexo Naval de Itaguaí (RJ), local onde se desenvolve o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
O Prosub faz parte do Programa Nuclear Brasileiro e representa a interação de três projetos inter-relacionados: a construção da infraestrutura industrial e operacional; a construção e operação de quatro Submarinos Convencionais Classe “Riachuelo”; e a construção e operação do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) — objeto principal de todo o Programa.
Durante a visita, o ministro parabenizou a Marinha do Brasil pelo excelente trabalho e ressaltou a coragem de investir em um programa que beneficia gerações de brasileiros. —O Prosub promove e vai continuar promovendo uma série de benefícios para a sociedade brasileira, como a geração de empregos, a qualificação profissional, além de possibilitar o intercâmbio com universidades e instituições de pesquisa. Vamos continuar lutando para dar continuidade a isso — disse omMinistro.
ministro da Defesa visita instalações do Prosub acompanhado pelo comandante da Marinha
Para o comandante da Marinha, o Prosub se tornou um dos maiores programas de capacitação industrial e tecnológica já observada pelo setor da indústria de defesa brasileira.
—A nacionalização prevista para os submarinos engloba centenas de projetos objetivando a transferência de tecnologia e know-how para capacitação de empresas nacionais. O desenvolvimento autóctone dessa tecnologia ascende o Brasil à posição de destaque nos mais importantes fóruns internacionais de Defesa— explicou o almirante Olsen.
Na ocasião, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha apresentou os avanços alcançados pelo Prosub e falou da robusta parceria industrial nacional. —Por meio do Prosub e do conhecimento gerado na área nuclear, a Marinha também está capacitada a contribuir com o Estado Brasileiro nas áreas de Energia e da Saúde —comentou o Almirante Petronio.
A programação possibilitou às autoridades e à comitiva conhecerem as instalações e atribuições da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, do Estaleiro de Construção, da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, bem como o Submarino “Riachuelo”, o Departamento de Treinadores e Simuladores, além da maquete 3D, onde observaram a infraestrutura industrial naval já instalada, assim como os próximos passos previstos para a implantação do Complexo de Manutenção Especializada, destinado ao futuro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN). | Agª Marinha.