A Suframa e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) promoveram, na tarde do dia 11 de maio (quinta-feira), de forma remota, o workshop “Integração Sistema de Importação e Exportação (SCIEX) com o Portal Único de Comércio Exterior (secex)”.
Transmitido tanto pelo canal de YouTube da Autarquia [https://www.youtube.com/suframanews)] quanto pela plataforma Microsoft Teams, o evento teve o objetivo de apresentar, a um público formado principalmente por representantes de empresas importadoras e por despachantes aduaneiros que atuam na Zona Franca de Manaus (ZFM), nas Áreas de Livre Comércio (ALCs) e na Amazônia Ocidental (AMOC), os novos procedimentos de importação de mercadorias que estarão válidos com a integração do Sistema de Controle de Importação e Exportação ao Portal Único de Comércio Exterior.
Na abertura do evento, o coordenador-geral de Importação e Exportação da Suframa, Ícaro Sevalho, destacou que a proposta do evento surgiu a partir da necessidade de difundir às empresas e demais atores do ecossistema regional conhecimentos suficientes para que possam efetivar as adequações necessárias em seus sistemas informatizados e dar o andamento adequado em suas operações com mercadorias estrangeiras. “Nossa ideia, ao prestar e disseminar orientações precisas sobre esse tema, é ofertar maior transparência e proporcionar redução de custo e tempo para todas as partes interessadas”, afirmou Sevalho.
O evento contou com apresentações do chefe de Divisão da Coordenação-Geral de Sistemas de Comércio Exterior da CGIS, Vladimir Souza, e do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Ezequias Moreira. Na ocasião, os palestrantes abordaram detalhadamente os módulos que compõem o Portal Único de Comércio Exterior (PUC), incluindo os procedimentos para importação de mercadorias pela plataforma, e discorreram também sobre outras especificidades de sua estrutura. Ao final da apresentação, houve uma breve sessão de perguntas e respostas.
As apresentações podem ser assistidas, a qualquer momento, no canal da Suframa no YouTube. | Diego Queiroz