centro_comando_rj

23/06/2023

Governo do Rio lança edital para aquisição do Sistema de Videomonitoramento Urbano

Câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas serão instaladas nas vias expressas, túneis e na orla

A aquisição de novas câmeras equipadas com softwares de reconhecimento facial, leitura de placa de veículos e sensores de alarme, dará início ao processo de implantação do Sistema de Videomonitoramento Urbano, inaugurando mais uma etapa na segurança pública do Rio com emprego de tecnologia de ponta. O edital de licitação para contratação das câmeras será publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro na próxima semana, representando um investimento estimado em mais de R$ 84 milhões.

— Essa nova aquisição do nosso governo será fundamental para ampliarmos a estrutura tecnológica voltada para a segurança pública. O novo sistema de monitoramento seguirá maior às ações dos nossos aguardados, começando pela capital e, em seguida, avançando para outros municípios da região metropolitana e do interior do estado —disse o governador Cláudio Castro.

Nessa primeira fase do projeto, as câmeras serão instaladas na capital do estado em vias expressas, túneis e orla. Todas as novas câmeras estarão interligadas ao Sistema Comando de Segurança, adquiridas no final do ano passado e já instaladas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Além de viabilizar o Sistema de Videomonitoramento Urbano, o Comando de Segurança foi concebido para estar conectado a diferentes plataformas tecnológicas empregadas na área de segurança. Entre essas plataformas, estão o Serviço 190 e câmeras e sensores de instituições públicas e privadas, que serão incorporados no sistema por meio de chamamento público programado para breve.

De acordo com as especificações especificadas na licitação, as câmeras vão ter duas finalidades específicas. Um lote ficará equipado com software de reconhecimento facial para monitorar a orla da capital, começando pelo Leme, na Zona Sul, e se estendendo até a Barra de Guaratiba, na Zona Oeste.

O outro lote de câmeras, com softwares de leitura de placas de veículos, será distribuído ao longo de duas vias expressas — as linhas Amarela e Vermelha — e em quatro túneis — Santa Bárbara, Rebouças, Alaor Praça (Túnel Velho) e Zuzu Angel.

Os dois grupos de câmeras serão hospedados com o software de análise comportamental, dispositivo que emite um alarme quando o sistema identifica situações suspeitas, como, por exemplo, uma pessoa escalando uma cerca ou um poste.

— Este é mais um exemplo da importância do emprego de ferramentas tecnológicas na área de segurança pública. Além das aquisições de novos equipamentos realizados pelo Governo do Estado, estamos investindo muito na capacitação da nossa tropa, tanto dos operadores lotados no CICC quanto dos pacientes que acompanham na ponta — afirma o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

A nova tecnologia vai permitir que as imagens geradas pelas câmeras, com as respectivas informações adicionais programadas pelos softwares, sejam transmitidas em tempo real para uma central de operação no CICC. Caso as câmeras identifiquem, por exemplo, veículos roubados ou pessoas com mandado de prisão em aberto, o setor de despacho de viaturas do Serviço 190 será imediatamente acionado pelo sistema para agilizar a abordagem.