Nidec Aerospace LLC oferecerá o Sistema de Propulsão Elétrica; BAE Systems será responsável pelo Sistema de Armazenamento de Energia; DUC Hélice Propellers fornecerá os Rotores e as Hélices.
Paris — A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX, EVEXW) anunciou no dia 18 de junho (domingo), os primeiros três fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, fornecerá o sistema de propulsão elétrica; a BAE Systems fornecerá um sistema avançado de armazenamento de energia; e a DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores e hélices para o eVTOL.
—O anúncio dos primeiros fornecedores é um marco importante no desenvolvimento da nossa aeronave eVTOL —disse Andre Stein, co-CEO da Eve. —À medida que avançamos em direção à entrada em serviço, nosso objetivo é produzir e entregar uma aeronave madura que não apenas supere as expectativas, mas também permita que nossos clientes operem de forma segura e eficiente com o menor custo operacional—.
A Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a japonesa Nidec Corporation (TSE: 6594; OTC US: NJDCY) e a brasileira Embraer (B3: EMBR3, NYSE: ERJ), desenvolverá o sistema de propulsão elétrica para o eVTOL da Eve. A Nidec Corporation, líder mundial na fabricação de motores diversos, contará com o apoio dos mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer para projetar, certificar, produzir e comercializar sistemas de propulsão elétrica de última geração baseados em tecnologias consolidadas.
— Estamos entusiasmados em ter a Eve como cliente de lançamento do novo sistema de propulsão elétrica da Nidec Aerospace —disse Michael Briggs, vice-presidente sênior e presidente da Unidade de Negócios de Movimento e Energia da Nidec. —Com nossas tecnologias de ponta, a Nidec Aerospace e a Eve estão bem posicionadas para impulsionar e acelerar os avanços na mobilidade aérea urbana elétrica rumo a um futuro mais sustentável—.
O sistema de armazenamento de energia da BAE System será integrado ao eVTOL da Eve e permitirá que a aeronave opere de forma eficiente com zero emissões e baixo ruído. O novo sistema de armazenamento de energia conta com os mais de 25 anos de experiência da empresa no fornecimento de energia elétrica e propulsão confiáveis para ônibus e outros veículos pesados. Essa experiência, combinada com seu histórico de desenvolvimento de sistemas de controle críticos de voo para a indústria aeroespacial, é ideal para aplicações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) que dependem de segurança, confiabilidade e eficiência.
— A BAE Systems está liderando o desenvolvimento de soluções e sistemas de tecnologia avançada que ajudarão a criar um futuro mais sustentável na aviação —disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente- geral de Controles e Soluções Aviônicas da BAE Systems. —Temos o prazer em apoiar a Eve Air Mobility com nosso inovador sistema de armazenamento de energia para sua aeronave eVTOL—.
A DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores para os oito motores de sustentação e a hélice de cruzeiro. Com sede na França e presente nos Estados Unidos, a empresa possui mais de 25 anos de experiência e especialização na análise, projeto, desenvolvimento, fabricação e manutenção de hélices, rotores, ventiladores e outros acessórios aeronáuticos compostos de carbono adquiridos por meio de múltiplos programas de aviação nos quais participa.
— É uma honra imensa ter sido selecionado pela Eve Air Mobility como fornecedor dos rotores para os oito motores de sustentação e a hélice de cruzeiro para seu veículo de produção —disse Duqueine Vincent, presidente e fundador da DUC Hélices Propellers. —Essa escolha é um testemunho da experiência e conhecimento na análise, projeto, desenvolvimento, fabricação e manutenção de hélices compostas de carbono, rotores, ventiladores e outros acessórios aeronáuticos. Somos gratos à Eve por depositar sua confiança em nós—.
Durante o último ano, a Eve tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades de certificação para definir os requisitos de qualificação, enquanto engaja com clientes para entender como eles irão operar a aeronave e incorporar seus comentários. A empresa tem avançado em sua fase de testes como parte do amadurecimento do design do eVTOL. Recentemente, a Eve concluiu testes em túnel de vento e de hélice e começou a testar seus rotores de sustentação vertical a bordo de uma nova plataforma personalizada montada em caminhão. A Eve continua atualizando sua aeronave para adequá-la às necessidades dos clientes, com foco em eficiência, segurança, confiabilidade, sustentabilidade e custo operacional.
O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.
—A Eve adotou uma abordagem de ‘Building blocks’ para aprimorar ainda mais a maturidade da tecnologia e de seu eVTOL— disse Alice Altissimo, vice-presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve. —Continuamos progredindo muito bem e estamos ansiosos para trabalhar com esses novos fornecedores à medida que aceleramos a transição mundial para viagens aéreas sustentáveis—.
A Eve espera nomear fornecedores adicionais de componentes, incluindo sistemas de controle de voo, aviônica, estrutura aérea e sistemas de gerenciamento de energia no futuro. A empresa planeja iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.