complexo_tanque_novo

31/05/2023

CGN Brasil Energia inaugura parque eólico na Bahia

O Complexo Eólico Tanque Novo, inaugurado em maio de 2023 pela CGN Brasil Energia, está localizado nos municípios de Tanque Novo e Caetité, na região sul da Bahia, e abrange uma área de aproximadamente 30 quilômetros de extensão. O projeto contou com um investimento de R$ 1.15 bilhão e pretende ampliar a oferta de energia renovável no Brasil.

— Hoje temos o prazer de inaugurar esse parque na Bahia para a produção de energia renovável, gerando empregos, fazendo a transição energética e fortalecendo a relação de parceria entre a Bahia e a China. A CGN Brasil Energia também inaugurou hoje uma Base de Educação Científica em Tanque Novo para que a população local possa conhecer a ciência por trás da geração de energia limpa — comentou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O empreendimento possui 40 aerogeradores e é o segundo projeto greenfield da CGN no Brasil. O complexo está subdivido em sete Parques Eólicos, em conjunto, possuem capacidade de geração de 180 MW, podendo abastecer até 430 mil residências com energia limpa. O projeto Tanque Novo é responsável por gerar uma impressionante quantidade de 720 milhões de kWh de eletricidade anualmente, contribuindo de forma significativa para o suprimento energético. Além disso, também desempenha um papel fundamental na redução das emissões de carbono, evitando a liberação de 650 mil toneladas por ano na atmosfera.

—Este complexo é um exemplo grandioso do potencial de cooperação entre nossos países, gerando oportunidades e desenvolvimento sustentável para a região e para todo o Brasil. Destaco o papel essencial do Ministro Alexandre Silveira na reconstrução dessa relação, liderando esforços para ampliar a cooperação econômica e energética entre Brasil e China. O Complexo Eólico Tanque Novo é uma garantia do compromisso da China com o Brasil e seu papel como parceiro estratégico no setor energético— afirmou o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain Cruz.

Geração de empregos e projetos sociais — Para o prefeito de Tanque Novo, Dr. Paulo Ricardo Bonfim Carneiro o empreendimento só trará benefícios para a região, como maior circulação de renda com a geração de empregos e a recuperação ambiental por meio de ações educativas que a CGN está promovendo com a comunidade local. —Estamos em uma região de transição entre Caatinga e Cerrado e a educação ambiental tem sido fundamental para que a população respeite mais a nossa natureza —afirma Dr. Ricardo.

O Complexo Eólico Tanque Novo gerou aproximadamente 800 postos de trabalho na região, além disso, foram oferecidos cursos com o objetivo de capacitar os moradores dos municípios e arredores para que estes pudessem ser absorvidos pelo empreendimento ou por outras vagas de emprego.

— Foi executada uma oficina voltada para orientar a elaboração de currículos, além de três cursos de capacitação técnica para a população local dos municípios de Caetité e Tanque Novo— explica Lidiane Deoti, gerente do departamento de SHEQ, da CGN Brasil.

Inovação para gerar energia limpa — Um dos principais diferenciais do Complexo Tanque Novo é o uso de aerogeradores com as maiores pás usadas no Brasil, ampliando a capacidade de geração de energia limpa. A CGN Brasil em conjunto com o Porto de Enseada elaborou um projeto pioneiro de logística para a entrega das pás importadas da China na região sul da Bahia, promovendo um intercâmbio tecnológico inédito entre os países que será fundamental no estreitamento da relação entre Brasil e China.

O CEO da CGN Brasil. Yao Zhigang garante que a empresa está comprometida em investir na evolução da economia brasileira com a produção de energia limpa e renovável por meio da troca de conhecimentos de tecnologia e capacitação do capital humano.

CGN Brasil — A CGN Brasil nasceu em 2019 como a plataforma de investimento em geração de energia limpa do Grupo CGN no país, que atualmente possui sete usinas eólicas e duas usinas solares que juntas somam uma capacidade de mais de 1.444 Megawatts de geração, tornando a CGN Brasil uma das dez maiores geradores de energia renováveis do Brasil.