Com investimento na casa dos R$14 milhões, indústria alimentícia mineira importou maquinário da Espanha. O sistema é o segundo deste modelo instalado no mundo e o primeiro e mais moderno do Brasil. Dentre os benefícios, a novidade garante mais praticidade na produção e mais sabor no produto final
A indústria mineira Saudali está sempre inovando para levar o que há de melhor para seus clientes e consumidores. Recentemente, a marca investiu, aproximadamente, R$14 milhões em um novo sistema de presuntaria, totalmente automatizado e de fluxo contínuo, composto por um preparador de salmoura, uma injetora de tempero, um tumbler (misturador), uma embutidora e uma termoformadora. O maquinário foi importado da Espanha.
De acordo com o gerente industrial da Saudali, Ângelo Marliére, a escolha dos novos equipamentos foi realizada após extensa pesquisa no mercado. —Adquirimos os equipamentos em 2022 e finalizamos a instalação agora em maio. Escolhemos as marcas Metalquimia e Ulma, por estarem entre as mais bem conceituadas da área, a nível mundial. São altamente especializadas em máquinas e tecnologia para a fabricação industrial de produtos carneos— explica.
O gerente também explicou que a mudança teve como objetivo antecipar as adequações do processo de produção do presunto ao Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ), elaborado Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). — O resultado é um produto final de qualidade superior e que atende ao RTIQ, obtido através das mais modernas tecnologias existentes no mercado e equiparados aos principais players do segmento alimentício— comenta Marliére.
Principais mudanças no processo — Com a nova implantação no sistema de presuntaria, a principal mudança é a utilização da peça de pernil inteira, não mais moído. Antes, a massa resultante do processo de moagem do pernil era embutida em sacos plásticos grampeados com grampo alumínio, e levada ao cozimento.
— Agora, a peça de pernil passa pelo processo de injeção de tempero e segue para o tambleamento, que é um ‘massageamento’ da carne. Essa etapa permite melhor extração da proteína, proporcionando mais sabor e suculência ao produto final — reforça Ângelo. Ele completa dizendo que, após ser tambleado, o produto permanece em cura por cerca de quatro horas, antes de ser termoformado.
É importante destacar que a mudança no processo produtivo impactou também em mudanças na embalagem do produto final. O Presunto Saudali deixa de ser comercializado em embalagens grampeadas, para ser vendido em embalagens termoformadas. — Esse tipo de embalagem é vantajoso porque a selagem ocorre logo após a formagem, não sendo necessária a manipulação da mesma e evitando possíveis contaminações. As embalagens termoformadas também concedem ao produto excelente qualidade de armazenamento, garantindo melhor vida útil da proteína —conclui o Gerente.
Instalação e nova Tecnologia — A instalação ocorreu nas duas primeiras semanas de maio e contou com a participação de equipes técnicas da Metalquimia, da Ulma e da Marel. Josep Lagares, presidente-executivo da Metalquimia, afirma que “o sistema implantado na Saudali é um dos mais modernos disponíveis no mercado. É o segundo sistema deste modelo instalado no mundo e, com certeza, o primeiro e mais moderno do Brasil. —Com conectividade 4.0, a linha instalada na Saudali conta com máxima automação, rastreabilidade e total controle dos parâmetros de processamento. A linha oferece um processo totalmente integrado, compacto e contínuo. Além disso, destacam-se a versatilidade em produtos e processos e a facilidade de higienização. Todos esses atributos garantem qualidade, consistência e segurança ao produto final, além da confiabilidade na manutenção da carne e no desenvolvimento da cor do presunto— explica.
O presidente-executivo da Metalquimia, Vinícius de Oliveira, da EJO Consultoria, assessoria e Engenharia, que acompanhou detalhes do processo de instalação na Saudali, destaca que —o novo sistema permite acesso remoto, tanto na parte de controle, quanto de manutenção—. De acordo com o consultor, o maquinário —garante maior produtividade com menor gasto energético, visando a sustentabilidade do processo de produção —ressalta.
Comercialização dos produtos — Após testagem do novo sistema, os produtos Presunto e Apresuntado termoformados já estão sendo produzidos pela empresa. De acordo com a previsão do Diretor Comercial da Saudali, Adriano Pacheco, os itens devem estar disponíveis nos principais pontos de venda das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste a partir do mês de junho. —A linha de presuntaria da Saudali, que está entre os itens mais comercializados pela empresa, deve estar disponível em grande parte dos mercados e padarias a partir de junho. A produção já foi iniciada e nossa força de vendas está orientada para atualizar o cadastro destes itens junto aos clientes. O consumidor final vai poder experimentar essa novidade e comprovar que os itens terão ainda mais sabor e qualidade— enfatiza o diretor comercial.