conceito_hyundai

24/05/2023

Conceito Hyundai Pony Coupé é restaurado após 50 anos

E revelado na Itália, país de seu lançamento. Modelo recriado faz sua estreia no Lago de Como, quase cinco décadas depois de sua primeira aparição, no Salão de Turim de 1974. Reconstruído pelo designer que o criou, Giorgetto Giugiaro, o veículo foi fielmente reproduzido com especificações exatas e materiais originais. Conceito Pony Coupé original inspirou o atual N Vision 74 e foi apresentado em território italiano em evento da “Hyundai Reunion” e, em seguida, no “Concorso d’Eleganza Villa d’Este”, realizado no último fim de semana. Considerado um clássico retro-futurista, o Conceito Pony Coupé serviu como inspiração de design para os modelos mais recentes da Hyundai Motor e representa uma parte significativa da herança da marca. Assim como o original, o design exterior em estilo origami traz linhas geométricas e superfícies puras, sem adornos, enquanto o interior minimalista distingue-se por sua arquitetura flutuante focada no condutor.

O Conceito Pony Coupé, da Hyundai Motor Company, foi recriado e fez sua estreia mundial – quase 50 anos após sua estreia original — no Lago de Como, na Itália. Inicialmente revelado no Salão do Automóvel de Turin de 1974, o Pony Coupé é um veículo importante na história e herança de design da empresa.

A Hyundai Motor apresentou o Conceito Pony Coupé reconstruído no evento inaugural da “Hyundai Reunion”, uma plataforma de ativação da herança da marca que reflete sobre o passado da Hyundai Motor e sua direção futura. Estiveram presentes Giorgetto Giugiaro e seu filho Fabrizio Giugiaro, ele próprio designer de longa data, para sinalizar a restauração anunciada anteriormente, concluída pelo GFG Style, centro de estilo que se baseia na experiência criativa de Fabrizio e Giorgetto, do carro que levou à criação da linha Pony da marca, que foram os primeiros modelos de produção em massa desenvolvidos de forma independente na Coreia.

Para o projeto de restauração do Conceito Pony Coupé, a Hyundai Motor Company trouxe o carro original, mostrado no Salão de Turim de 1974, de volta à vida. Esse projeto é uma prova do espírito, da paixão ousada e da ambição que funcionários e executivos da Hyundai tiveram para criar uma marca global com o Pony Coupé em um cenário de vanguarda.

— Apesar do ambiente industrial limitado da década de 1970, meu avô e fundador da Hyundai, Ju-young Chung, dedicou seu coração e alma na reconstrução da economia da Coreia e na melhoria da vida de seu povo após a devastadora Guerra da Coreia. Ele finalmente realizou sua visão de tornar a Coreia um país capaz de desenvolver seus próprios veículos com perfeição — disse Euisun Chung, Executive Chair do Grupo Hyundai Motor. —Expresso minha sincera gratidão a todos da Itália e da Coreia que desempenharam um papel fundamental no sucesso do Pony—.

Com sua sensibilidade estética única, o Pony Coupé foi um modelo inovador em sua época. Infelizmente, devido às condições econômicas globais adversas no final da década de 1970, o que poderia ter sido o primeiro carro esportivo da Hyundai não conseguiu chegar à produção comercial e foi perdido para a história. No entanto, o conceito incorpora a determinação ousada da Hyundai de entrar no setor de carros esportivos rumo à liderança de longo prazo como uma empresa automotiva – esse espírito ainda está presente na liderança da Hyundai em eletrificação e tecnologia de hidrogênio de alto desempenho.

O carro agora é considerado um clássico retro-futurista que serviu como inspiração de design para modelos mais recentes da Hyundai Motor, como o veículo em desenvolvimento e “laboratório em movimento” N Vision 74 híbrido-elétrico a hidrogênio e o carro-conceito ’45’ EV que influenciou diretamente o modelo totalmente elétrico IONIQ 5.

— Na era da eletrificação, uma condição fundamental para a Hyundai Motor Company se tornar líder em mobilidade futura será nossa capacidade de permanecer fiel aos valores inabaláveis que herdamos — disse Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. —Daqui para frente, por meio da ‘Hyundai Reunion’ e de outras iniciativas de comunicação sobre a herança da marca continuaremos a alavancar nosso passado como um vetor único para nossa inovação futura—.

O exterior em forma de origami do Pony Coupé apresenta linhas geométricas fluidas, uma elegante linha de teto, superfícies puras, sem adornos, proporções dinâmicas e uma coluna B com formato único. Possui também tratamento de superfície extremamente gráfico com para-choques pintados na cor da carroceria. Sua dianteira em forma de cunha e faróis circulares o distinguiram em 1974 e seguem elegantes até os dias de hoje. Sua coda tronca (‘cauda cortada’) tem uma escotilha fina que dá acesso à parte traseira do carro.

O interior minimalista exibe uma sensibilidade icônica, destacando o design monobloco e a arquitetura flutuante focada no motorista. Um volante de raio único e bancos de linha fina com dois tons reforçam o que era na década de 1970 uma estética futurista.

Quando questionado sobre sua primeira interação com a Hyundai no desenvolvimento do Conceito Pony Coupé de 1973, mais de cinquenta anos antes do reencontro, Giugiaro revelou: —A Hyundai nos procurou para iniciar um redesign completo de um modelo, sem muita experiência. Eu estava cético no início porque eu não conhecia a marca naquela época. Todos ficaram impressionados com a paixão e o empenho dos engenheiros da Hyundai. Eles eram perspicazes, curiosos, abertos e extremamente interessados em aprender. Imediatamente abraçaram os métodos de trabalho que eram novos para eles e se sacrificaram para causar uma boa impressão – para a empresa e seus parceiros. Estou orgulhoso e honrado em testemunhar como esta empresa evoluiu desde que nos conhecemos—.

Luc Donckerwolke, presidente e diretor criativo do Hyundai Motor Group, acrescentou: —A restauração deste veículo único é um marco na história da Hyundai. Representa o nosso início e o nosso compromisso com o futuro. Serve de legado para as gerações que virão. Ele simboliza virtualmente o ‘bastão de revezamento’ que estamos passando do passado para o futuro da empresa—.

— O Pony Coupé reflete a gratidão e a dedicação da empresa aos espíritos desafiadores que as pessoas na Hyundai Motor tinham em 1974— disse SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Hyundai Design Center. —O renascimento do conceito Pony Coupé é um marco significativo na história da Hyundai Motor porque significa não apenas nosso começo, mas também nosso compromisso com o futuro, com nossos novos sonhos—.

—É muito especial ter pessoas significativas desde os primeiros dias da empresa conhecendo aqueles que estão liderando a empresa para o futuro —disse Sungwon Jee, vice-presidente sênior e diretor global de marketing da Hyundai Motor Company. — O momento também marca o lançamento da ‘Hyundai Reunion’, nossa plataforma de ativação para mostrar a herança da marca. É aqui que se pode ver como o nosso sucesso passado ainda serve de base para a nossa atitude ousada hoje. Esse espírito de inovação pode ser visto nesses dois modelos, bem como nas pessoas que os tornaram possíveis—.

Como parte do projeto de herança global, a Hyundai Motor irá expandir sua nova plataforma, a “Hyundai Reunion”, para espalhar ainda mais sua visão e direção de marca.

Dimensões do Conceito Pony Coupé restaurado: Conceito Pony Coupé restaurado com comprimento de 4080 milímetros. Largura de 1560 milímetros, altura de 1210 milímetros, distância entre eixos: 2340 milímetros, cilindrada do motor: 1238cc, 4 cilindros em linha, 82 cv a 6000 rpm e layout do motor de longitudinal frontal, tração traseira.