Para acompanhar produção de equipamentos para FPSOs do SEAP.
Unidade em Santa Bárbara d’Oeste será responsável pela montagem e integração de sistemas de geração de energia e compressão de gás para os FPSOs P-81 e P-87, contribuindo para o conteúdo local e a geração de cerca de 900 empregos diretos e indiretos.
A SBM Offshore realizou, no último mês, uma visita à fábrica da Siemens Energy em Santa Bárbara d’Oeste (SP), onde serão realizadas a montagem e a integração de sistemas de geração de energia e compressão de gás que irão equipar os FPSOs P-81 e P-87, destinados ao desenvolvimento dos campos em águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas.
A visita ocorre após a assinatura do contrato entre as empresas para o fornecimento dos sistemas para as duas unidades, que fazem parte do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), da Petrobras. Ao todo, a Siemens Energy fornecerá 16 sistemas modulares, oito para cada FPSO, incluindo quatro trens com geradores acionados com turbinas a gás, três trens de compressão acionados por turbinas a gás e um trem de compressão acionado por motor elétrico para cada unidade.
O fornecimento dos equipamentos também contará com a participação da indústria brasileira. A maior parte dos sistemas será montada no complexo industrial da Siemens Energy em Santa Bárbara d’Oeste, contribuindo para o atendimento aos requisitos de conteúdo local do projeto. A fabricação e montagem dos equipamentos deverão gerar aproximadamente 900 empregos diretos e indiretos.
—A visita à fábrica da Siemens Energy foi uma oportunidade importante para acompanhar e entender de perto como o projeto pode avançar da estratégia para a execução. A combinação entre a experiência global da SBM Offshore e a capacidade industrial instalada da Siemens Energy no Brasil é fundamental para a entrega de projetos dessa escala. Estamos muito satisfeitos em fortalecer essa parceria e contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional —afirma Jonas Lobo, country manager da SBM Offshore no Brasil.

Os dois FPSOs terão capacidade conjunta para produzir até 240 mil barris de petróleo por dia e processar 22 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A produção está prevista para começar em 2030, com a exportação de gás a partir de 2031.
SBM Offshore — A SBM Offshore é líder global em infraestrutura oceânica em águas profundas, oferecendo soluções de produção flutuantes ao longo de todo o ciclo de vida dos ativos — desde o projeto e a construção até a instalação e a operação. Com o apoio de uma equipe global de mais de oito mil profissionais, a empresa opera um modelo de negócios de longo prazo, respaldado por ativos, que proporciona ativos de alta disponibilidade e fluxos de caixa previsíveis. A SBM Offshore combina expertise em engenharia, confiabilidade operacional e inovação seletiva para apoiar a produção de energia segura, eficiente e com baixas emissões de carbono, ao mesmo tempo em que amplia suas capacidades para novas oportunidades na economia azul. | www.sbmoffshore.com.