Evento gratuito, aberto ao público, será realizado em 11 de setembro (sexta-feira) na Escola Naval, ocasião, que apresentará 20 formas de ingresso e oportunidades de carreira na Força.
Quem deseja seguir carreira na Marinha do Brasil (MB) poderá conhecer, em um só lugar, diferentes caminhos para ingressar na Força. No dia 11 de setembro de 2026 (sexta-feira), será realizado, pela primeira vez, o “Vem pra Marinha — Feira de Profissões — Um Mar de Possibilidades”. Encontro gratuito e aberto ao público, e ocorrerá na Escola Naval (EN), no Rio de Janeiro, e apresentará 20 formas de ingresso na Instituição.
A Marinha oferece formas de ingresso destinadas a candidatos com diferentes níveis de escolaridade, do ensino fundamental ao superior, incluindo oportunidades para quem possui formação técnica. — As possibilidades abrangem áreas como saúde, engenharia, tecnologia da informação, administração, direito e comunicação, entre outras, além do ingresso no Colégio Naval e na Escola Naval— . Durante a feira, os visitantes poderão conhecer as opções disponíveis de acordo com sua escolaridade e obter informações sobre requisitos, etapas dos processos seletivos e períodos de formação específicos para cada carreira.
A programação contará com palestras, estandes temáticos, materiais institucionais e outros recursos para apresentar carreiras, cursos e especialidades disponíveis na Instituição. As atividades ocorrerão nos períodos da manhã e da tarde, e os interessados poderão escolher um dos turnos no momento da inscrição.
Para o diretor do Centro de Comunicação Estratégica da Marinha (CCEM), vice-almirante Vagner Belarmino de Oliveira, a Feira de Profissões permitirá estabelecer um contato direto entre o público interessado e militares de diferentes áreas da Força.
— A expectativa é aproximar ainda mais a Marinha do Brasil da sociedade e oferecer ao público a oportunidade de conhecer, em um mesmo espaço, as diferentes formas de ingresso e as possibilidades de atuação profissional na Força. Queremos que os visitantes tenham acesso a informações claras sobre os processos seletivos, conheçam a diversidade de áreas em que é possível construir uma carreira na Marinha e possam esclarecer suas dúvidas diretamente com os nossos militares—disse.
Os editais em andamento, requisitos, cronogramas e demais informações sobre concursos também podem ser consultados no Portal de Concursos da Marinha do Brasil: https://shre.ink/GO6N
Vem pra Marinha – Feira de Profissões, no dia 11 de setembro de 2026 (sexta-feira), das 9 às 16 horas [período da manhã ou da tarde], na Escola NavalEndereço: Avenida Almirante Silvio de Noronha, s/nº, Centro, Rio de Janeiro (RJ). Entrada gratuita, inscrições pelo Sympla: https://shre.ink/GO0n | Agª MB