Com redução de cerca de 20% nos acidentes e de 50% nos excessos de velocidade, companhia destaca uso de tecnologia para segurança e formação de motoristas e apresenta, pela primeira vez na feira, a Intralog, sua nova empresa de serviços dedicados à intralogística.
A JSL, empresa com o maior e mais completo portfólio de serviços logísticos do país, participa da Intermodal South America 2026, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril(terça a quinta-feira), no Distrito Anhembi, em São Paulo, com foco em segurança operacional, educação e formação de motoristas — pilares centrais de sua estratégia. Em um estande de 132m², a companhia apresenta ao público o simulador de direção utilizado na capacitação de seus profissionais, além de ferramentas complementares para ampliar a segurança da operação logística.
A estratégia de segurança da companhia, que evolui a cada dia, já reduziu em cerca de 20% os acidentes com colaboradores e em aproximadamente 50% os quilômetros rodados acima da velocidade permitida. O resultado é fruto de um plano estruturado, que combina novas tecnologias embarcadas, monitoramento contínuo e atuação em tempo real com cada vez mais assertividade. As operações são acompanhadas 24 horas por uma torre de controle dedicada, que monitora o comportamento dos motoristas por meio de câmeras e sensores embarcados nas cabines, além de utilizar inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados e apoiar a tomada de decisão em tempo real, inclusive na priorização de alertas e definição do tipo de intervenção mais adequada. Esses sistemas identificam sinais de fadiga, distrações e outros padrões de risco, acionando imediatamente a equipe responsável, que orienta paradas ou ajustes na condução. Na Intermodal, essa mesma lógica ganha forma prática com a apresentação das ferramentas utilizadas no dia a dia da companhia, conectando tecnologia, monitoramento e formação contínua.
—Ao participar da Intermodal, apresentamos na prática como estruturamos uma jornada completa de segurança e treinamento, que começa antes da operação e acompanha toda a execução. É um trabalho que integra tecnologia, processos e, principalmente, formação de pessoas, com o objetivo de antecipar riscos e elevar o padrão de segurança em toda a cadeia logística —afirma Guilherme Sampaio, CEO da JSL.
Essa atuação é complementada por uma agenda estruturada de formação, inclusão e capacitação de profissionais pela Universidade JSL. Um dos principais pilares é a Escola de Motoristas, programa que forma homens e mulheres sem experiência para atuarem como motoristas profissionais e que contará com duas edições ao longo de 2026.
Outro programa é o Mulheres na Direção, que desde 2021 já realizou 17 edições e contratou cerca de 300 mulheres. A iniciativa também conta com um braço voltado à formação de mulheres mecânicas e será ampliada ao longo de 2026, com a realização de três novas edições do Mulheres na Direção e duas do Mulheres na Manutenção. A partir deste ano, o programa passa a capacitar profissionais também para o mercado logístico como um todo, com a meta de formar 1.000 mulheres em cinco anos.
Outra frente é o Conectando Fronteiras, que terá duas novas edições em 2026 voltadas à empregabilidade de migrantes e refugiados. Somadas, as iniciativas já resultaram na contratação de mais de 350 colaboradores e reforçam o compromisso da JSL com o desenvolvimento de profissionais e o fortalecimento da cadeia logística no país.
Intralog fortalece estratégia de consolidação da JSL em intralogística — Como parte de sua estratégia, a JSL também apresenta na feira a Intralog, sua nova empresa dedicada à intralogística, criada a partir da consolidação das operações de armazenagem e movimentação interna da JSL e da TPC.
A nova estrutura já opera como uma empresa independente desde o início de abril e reúne serviços de armazenagem, movimentação interna, expedição e gestão de centros de distribuição, com forte integração de tecnologia e automação. A operação já conta com presença em 14 estados, 65 centros de distribuição, mais de 2 milhões de m² de áreas operacionais e receita anualizada de R$ 2,5 bilhões.
A participação na Intermodal também marca a apresentação da Intralog ao mercado, reforçando o posicionamento da JSL na consolidação e especialização de seus serviços logísticos. —A Intralog nasce com o objetivo de consolidar nossas operações de intralogística e ampliar a eficiência e a especialização dos serviços de armazenagem dentro do grupo. É um movimento estratégico que fortalece nossa atuação e gera ainda mais valor para os clientes —afirma Brunno Matta, CEO da Intralog.
Intermodal South America 2026, de 14 a 16 de abril de 2026 (terça a quinta-feira), no Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo (SP). |Estande H01 (Rua H)
JSL — A JSL (JSLG3) é a maior empresa de serviços logísticos do Brasil. Fazem parte da JSL as empresas Fadel, TPC, Transmoreno, Rodomeu, Marvel, IC Transportes, FSJ Logística e TruckPad, somando mais de 26 mil ativos, 84 centros de distribuição e 1,7 milhão de metros quadrados dedicados à armazenagem. Com mais de 35 mil colaboradores, a JSL está presente em todos os estados brasileiros e mais seis países, operando em 20 setores da economia, nos quais participa de diferentes etapas da cadeia produtiva dos seus clientes com inteligência em logística, eficiência e produtividade no uso dos ativos com qualidade e absoluto compromisso com a segurança.