terminal-transpetro-angra

31/01/2026

Transpetro registra movimentação de petróleo e derivados em 221,3 milhões de m³ em 2025

Destaque para os terminais de Angra dos Reis (RJ) e São Sebastião (SP).

A Transpetro registrou, em 2025, o quarto aumento consecutivo de movimentação de petróleo e derivados por meio dos 46 terminais e 8,5 mil quilômetros de dutos operados pela companhia. No ano passado, foram transportados 658 milhões de metros cúbicos, volume recorde registrado pela empresa e crescimento de 1,1% em relação a 2024, dados divulgados pela Transpetro no dia 30 de janeiro (sexta-feira).

De acordo com a empresa logística, subsidiária da Petrobras, o principal aumento foi na movimentação de derivados de petróleo, que passou de 215,5 milhões de metros cúbicos em 2024 para 221,3 milhões de metros cúbicos em 2025, um avanço de 2,7% no período. Os derivados que tiveram maior aumento de volume transportado foram o Gás Liquifeito de Petróleo (gás de cozinha) e o diesel.

O início da operação do Complexo de Energias Boaventura, da Petrobras, elevou significativamente a produção nacional de GLP. Com isso, aumentou a movimentação nos dutos que interligam Itaboraí (RJ) aos terminais operados pela Transpetro na Baia de Guanabara, incrementando também os volumes transportados nos terminais de Paranaguá (PR), Santos (SP) e Barra do Riacho (ES). No ano passado, houve aumento de 24% no volume de GLP movimentado em comparação com 2024.

No caso do diesel, o aumento 3,6% na movimentação, em comparação com 2024, se deveu principalmente à ampliação do mercado consumidor no Centro-Oeste, que é em grande parte atendido pelo Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra).

Houve ainda um expressivo crescimento de aproximadamente 18% no volume movimentado nas operações de ship to ship —transbordo de produtos entre navios—. Esse aumento teve maior concentração nos terminais de Angra dos Reis(RJ) e São Sebastião(SP), atendendo demanda crescente do escoamento da produção offshore de petróleo.