escola-drone-marinha

06/12/2025

Marinha do Brasil lançará Escola de Drones em 2026

Anúncio foi feito durante o 1° Campeonato de Drones Militares e 1° Workshop sobre Emprego de Drones do Corpo de Fuzileiros Navais.

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) anunciou a criação da Escola de Drones do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) para o próximo ano. A divulgação aconteceu durante o 1º Workshop sobre o Emprego de Drones e o 1º Campeonato de Drones Militares do CFN, nos dias 26 e 27 de novembro(quarta e quinta-feira) no CIASC, no Rio de Janeiro (RJ).Segundo o comandante do CIASC, contra-almirante (Fuzileiro Naval) Luis Manuel de Campos Mello, o Workshop e o Campeonato possuem um papel fundamental na criação da Escola de Drones. —As lições aprendidas nesse evento serão importantes para estruturar a futura Escola de Drones do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, que fica na Travessa Teotônio Freire, 64 – Freguesia, Ilha do Governador, Rio de Janeiro(RJ), a qual será criada ainda em 2026. Inicialmente, o curso será para militares da Marinha, podendo, no futuro, ser expandido para outras Forças —antecipou. O almirante destacou, ainda, que o curso irá abranger apenas drones dos tipos 0 e 1, ou seja, drones que podem ser pilotados por quem não é piloto profissional.

O pesquisador do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CTDDCFN) e tutor das linhas de pesquisa de ações aeronavais, meios aéreos e antiaéreos relacionados às operações de Fuzileiros Navais, capitão de corveta (FN) Diego Sabá, explicou que o evento funcionou como um grande laboratório de experimentação doutrinária.

—Tudo o que observarmos aqui — as táticas que funcionaram, as adaptações que as equipes fizeram nos equipamentos, as formas de emprego criativas — será analisado e transformado em Lições Aprendidas. O nosso objetivo é que esse conhecimento prático retroalimente nossos currículos e manuais, acelerando a criação de táticas, técnicas e procedimentos que serão implementados no adestramento regular das nossas subunidades de combate—afirmou.

O 1º Workshop sobre o Emprego de Drones do CFN contou com palestrantes nacionais e internacionais e um público de mais de 400 pessoas. Ele teve por finalidade fomentar a mentalidade de inovação dentro da Força, aprimorar a compreensão e debater as questões mais atuais e relevantes relacionadas ao emprego de drones militares e comerciais adaptados ao uso militar, em âmbito nacional e internacional, além de promover a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas de diferentes países e instituições.

—Nós entendemos que o universo dos drones não é uma tecnologia exclusivamente militar, mas um ecossistema dual, onde o mundo civil e o militar coexistem e evoluem juntos. Este evento serve para despertar no nosso Fuzileiro Naval essa cultura tecnológica, identificar talentos internos e demonstrar que a capacidade operacional depende dessa integração entre a técnica de pilotagem e a criatividade tática— frisou o oficial do CTDDCFN.