acao-social-portosrio

13/11/2025

PortosRio participa da 7ª Ação Social para Pescadores Artesanais da Baía de Guanabara

A PortosRio participou da 7ª edição da Ação Social para Pescadores Artesanais, realizada na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), no dia 12 de novembro (quarta-feira). A iniciativa beneficiou 100 pescadores e pescadoras da Baía de Guanabara previamente cadastrados pelas colônias e associações de pesca locais.

O evento, coordenado pela CPRJ em parceria com a PortosRio e diversas entidades públicas e privadas, tem como objetivo promover a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica, conscientizando a comunidade pesqueira da Baía de Guanabara sobre boas práticas no mar e a importância da regularização de suas embarcações.

Durante a ação, os(as) pescadores(as) participaram de palestras educativas sobre os temas: Seguro DPEM e Inspeção Naval, Programa de Monitoramento de Praias (PMP), Segurança na Pesca, Atuação da Guarda Portuária e Importância da Sinalização Náutica. Os dois últimos assuntos foram apresentados, respectivamente, pelo guarda portuário Flavio Veiga e pelo técnico portuário Jesuíno Alves, da PortosRio.

Esse trabalho de conscientização tem sido fundamental para a segurança na área do porto organizado do Rio de Janeiro, especialmente no Canal de Cotunduba, principal acesso de navios de grande porte ao porto, que não registra acidentes em mais de 200 manobras desde o início das operações noturnas.

Após as palestras, as embarcações foram vistoriadas para regularização documental. A programação incluiu ainda atendimento médico, cortes de cabelo e sessões de massagem. Também foram distribuídas cartilhas de boas práticas no mar, produzidas pela PortosRio, além de cestas básicas e kits de segurança e salvatagem doados por empresas parceiras, reforçando o caráter educativo e social da iniciativa.

Realizada desde 2020, a Ação Social para Pescadores Artesanais já beneficiou mais de 400 pescadores, consolidando a integração entre a Autoridade Marítima, a Autoridade Portuária, os órgãos ambientais, a comunidade aquaviária e a iniciativa privada em prol da segurança da navegação e da preservação da vida humana no mar.