logo-carrefour2

12/11/2025

Grupo Carrefour leva agenda global de sustentabilidade e governança à COP30

Com presença em painéis estratégicos, companhia reforça seu compromisso com práticas responsáveis, ética e impacto positivo na cadeia de valor.

O Grupo Carrefour Brasil participa da COP30 com presença em painéis oficiais da Blue Zone e eventos paralelos, levando à conferência sua visão global de governança, sustentabilidade e inovação. A companhia reforça, assim, o compromisso com ações concretas de transformação da cadeia alimentar e de promoção de práticas empresariais éticas e sustentáveis.

A companhia será representada por Agathe Grossmith, diretora global de Sustentabilidade do Grupo Carrefour; Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Jurídico e ESG do Grupo Carrefour Brasil, e Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade e Compliance do Grupo Carrefour Brasil, que participam de debates sobre redução das emissões da cadeia de valor, redução do desperdício de alimentos e economia circular, combate ao desmatamento e rastreabilidade e fomento a sociobioeconomia.

—A COP é um espaço essencial de diálogo e cooperação. Estar aqui é reafirmar o papel do Carrefour Brasil como empresa que lidera pelo exemplo, conectando negócios, pessoas e sustentabilidade. Nossas ações refletem uma visão global integrada à realidade brasileira, com foco em resultados positivos e duradouros—destaca Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Jurídico e ESG do Grupo Carrefour Brasil. A executiva destaca também que a participação na conferência também simboliza o alinhamento entre a visão global do Carrefour França e a atuação local do Carrefour Brasil, que busca fortalecer a presença do país nas agendas nacionais e na construção de soluções sustentáveis com impacto direto na realidade brasileira.

Recentemente, o Grupo deu um passo importante ao iniciar a comercialização de carne bovina rastreada do Pará, nas lojas do Atacadão em Belém, em parceria com o Governo do Estado, a TNC, JBS e outros frigoríficos. A rede se tornou a primeira varejista do país a oferecer carne de animais rastreados individualmente, de acordo com a nova política pública estadual, reforçando o compromisso do Grupo com cadeias produtivas responsáveis e impactos positivos para comunidades e ecossistemas. Essas iniciativas se conectam a projetos e tecnologias que orientam toda a cadeia de valor e unem responsabilidade ambiental, inovação e impacto social. Entre elas, o projeto Floresta Faz Bem, que valoriza a biodiversidade amazônica, e o Fundo de Florestas, que prevê R$ 50 milhões em investimentos até 2027 para fortalecer a rastreabilidade e fomentar a sociobiodiversidade na região.

—A COP30 é um espaço para diálogo, mas também para ação. Participar desses debates reforça nosso compromisso em contribuir com soluções concretas, com trocas de experiências e resultados, compartilhando os desafios e construindo parcerias com o setor privado, sociedade civil e governos em prol de agendas coletivas—destaca Susy Yoshimura, diretora sênior de sustentabilidade e compliance do Grupo Carrefour Brasil.

O Grupo Carrefour Brasil também é patrocinador da World Climate Foundation, uma das principais plataformas globais de diálogo sobre clima e finanças sustentáveis, fortalecendo sua atuação internacional e seu compromisso com uma economia de baixo carbono e colaborativa.

—O varejo tem um papel essencial nessa transformação. Nosso compromisso é conectar toda a cadeia, do campo ao consumidor, para impulsionar uma nova forma de produzir, consumir e gerar impacto positivo. É assim que contribuímos para um futuro mais sustentável e justo para as próximas gerações— conclui Nelcina.

Grupo Carrefour Brasil — Há 50 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), inclusão e diversidade (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Express (proximidade) e Carrefour.com (e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e no Distrito Federal, conta com mais de mil pontos de venda, sendo a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera.