Alta de 10,6%, e chega a é reflexo da estratégia da companhia de priorizar valor agregado e diversificação de mercados, mesmo em cenário de menor dinamismo no consumo.
No terceiro trimestre deste ano, a Grendene apresentou receita bruta de R$ 1,02 bilhão, aumento de 10,6 em relação ao terceiro trimestre de 2024. Já a receita líquida da empresa foi de R$ 760,1 milhões, alta de 1,4% na mesma base comparativa.
O volume de pares comercializados registrou queda de 10,2%, com a venda 36,3 milhões de pares no período. Mesmo assim, as receitas bruta e líquida por par apresentaram crescimento, de 23,2% e 13%, respectivamente.
—O ambiente doméstico segue desafiador para o consumo, com inflação persistente, taxas de juros elevadas, alto nível de endividamento das famílias e acirramento da concorrência — inclusive de produtos importados. Ainda assim, ampliamos a receita bruta em 10,6%, resultado da nossa estratégia focada em preservar margens, desenvolver produtos de maior valor agregado e diversificar mercados —argumenta Alceu Albuquerque, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Grendene.
De janeiro a setembro de 2025, a Grendene registrou receita bruta de R$ 2,5 bilhões, aumento de 13,3%, e receita líquida de R$ 1,9 bilhão, alta de 6,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro bruto nos primeiros nove meses deste ano expandiu 5,8%, chegando a R$ 850 milhões, e o resultado líquido recorrente registrou crescimento de 18%, com R$ 530 milhões.
A receita bruta e a receita líquida por par apresentaram crescimento de 22% e 14,4%, respectivamente, enquanto o volume total registrou queda de 7,1% no período, com 88,6 milhões de pares comercializados.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a receita da Divisão 1 (composta por todas as marcas da Grendene, exceto Melissa) recuou 3,4% e o volume recuou 12,3%. Destaca-se o segmento Kids, que contribuiu positivamente com alta de 20,5% na receita e 5,3% no volume de pares, em relação ao mesmo período de 2024.
A Melissa, por sua vez, manteve sua contribuição positiva para a receita bruta, com aumento de 19,1%, sustentada por uma elevação de 21% na receita bruta por par, mesmo com leve queda de 1,6% no volume.
Com relação às exportações, a Grendene embarcou 19,1 milhões de pares entre janeiro e setembro deste ano, um crescimento de 13,5% comparando com o 9M24. No trimestre, 7,3 milhões de pares foram enviados para o exterior, o que significou aumento de 17,1% ante os mesmos três meses do ano passado. Esses resultados reforçam a presença global da companhia e sua estratégia de diversificação de mercados para as vendas de calçados.
Grendene — Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores exportadoras de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Com 11 fábricas de calçados distribuídas pelo Ceará – Sobral (6), Fortaleza (2), Crato (2) – e Rio Grande do Sul – Farroupilha (1) –, a companhia tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e subsidiárias, seus produtos alcançam aproximadamente 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. A companhia conta com duas lojas conceituais: “Galeria Melissa” e “Rider Spaces” localizadas em São Paulo, além de uma rede de franquias “Melissa”.