A Convenção Orla Rio 2025, aconteceu no dia 04 de novembro (terça-feira), a um evento que reuniu mais de 600 pessoas na Ilha Itanhangá, na Barra da Tijuca. O encontro deste ano trouxe como tema central a “Experiência é a nossa marca”, e a grande novidade foram as dinâmicas que foram entregues, muitas delas sensoriais, além das trocas e interações, que fizeram os participantes enxergarem a grande importância de todas as pessoas viverem experiências completas, verdadeiras e inesquecíveis. A Orla Rio se consolidou como a maior plataforma de experiências ao ar livre do Brasil, e o grande diferencial do negócio é entregar memórias boas e tornar os momentos únicos. Para os operadores dos quiosques, o tema se mostrou prático ao evidenciar que atendimento pode ser um diferencial, um combo criativo pode virar uma entrega única e memorável, e que a gestão eficiente tem o poder de encantar os clientes.
Diferentemente das edições anteriores, a Convenção 2025 inovou ao transformar a recepção em uma jornada imersiva, reforçando a importância da experiência para todos os operadores. A manhã começou com a dinâmica da Ponte da Experiência, na qual os operadores sorteavam uma carta e escolhiam qual caminho seguir: “Com Experiência” ou “Sem Experiência”. A primeira travessia era vibrante, com músicos, frases inspiradoras, além de drinks e muita interação; enquanto a segunda era neutra, básica e funcional. A intenção foi mostrar, na prática, o quanto a escolha por entregar a melhor experiência possível pode fazer a diferença no dia a dia. O evento seguiu com o flash mob “Viva a Experiência”, uma performance com música e coreografia animada que puxou os participantes em cortejo para a plenária.
—A Convenção Orla Rio 2025 foi um marco. O nosso verdadeiro diferencial não está apenas no quiosque ou no produto, mas na memória e na sensação que o cliente leva para casa. Evoluir continuamente não é opcional — é obrigação e compromisso nosso para que cariocas e turistas tenham sempre a melhor experiência em nossos equipamentos turísticos. Esta edição entregou ferramentas práticas para que cada operador qualifique gestão, atendimento e gastronomia, elevando o padrão de toda a rede —afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
A concessionária utilizou a tecnologia para modernizar a interação e integração no evento, destacando a inovação como um dos principais temas de interesse dos operadores. No Espaço Bem-Estar, os participantes puderam desfrutar de momentos de descompressão, incluindo uma simulação de voo de asa-delta, com um espaço interativo que utilizou óculos de Inteligência Artificial, para simular um sobrevoo na orla carioca, além de estátuas com frases, que após serem lidas, ganhavam ‘vida’ e passavam a interagir com os participantes.
O evento também marcou o lançamento do Agente do Verão Perfeito, que trata-se de um número de WhatsApp com uma persona se comunicando de forma proativa e reativa. Este agente foi disponibilizado para interagir e fornecer comunicações diretas com todos os operadores, focando no reforço de conformidade e nas principais regras do Verão Perfeito.
—O nosso objetivo na Convenção foi traduzir o conceito da ‘Experiência’ em ferramentas práticas e tangíveis para os operadores. Mostramos que o melhor ‘produto’ que eles oferecem não está no cardápio, mas na forma como encantam e engajam o cliente, entregando um momento inesquecível. Trouxemos muitas novidades para o encontro deste ano, e essa jornada imersiva, desde o momento da recepção, serviu para reforçar que cada detalhe, cada interação, tem o poder de ser um diferencial inesquecível, impulsionando os negócios e fortalecendo a Orla Rio como o maior equipamento turístico da cidade e uma plataforma gigante e viva repleta de experiências, conexões e negócios —afirma Ingrid Lagrotta, diretora de Marketing da Orla Rio.
A Convenção também contou com palestras de nomes como Jimmy Ogro, que abordou o tema “A força da experiência: histórias que transformam lugares em destinos”, em que o chef levou para o palco a importância da criatividade na gastronomia, como reinventar receitas e transformar o “comum” em algo memorável, tornando a experiência do consumidor ainda mais especial. Já o workshop “A Experiência Perfeita” foi conduzido por Will Weber, autor de “A Onda da Experiência”, que apresentou a sua metodologia de quatro pilares (Conexão, Emoção, Histórias e Rito-Uau), e contou um pouco sobre como as pessoas podem construir a sua própria assinatura de experiência. A Feira de Negócios contou com a palestra de Cristina Souza, Fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, que discutiu o tema: “Experiência Rentável: como gerir CMV, equipe e operação para encantar e lucrar” e agregou muito no evento levando informações ricas e valiosas para os presentes.
Estiveram presentes no evento nomes como: Carlo Caiado, vereador; Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; Nilo Sergio Felix, subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; Pedro Guimarães, presidente do Conselho de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); Marcos Belchior, secretário Municipal de Ordem Pública; entre outros.
Um dos pontos altos do evento foi a solenidade da entrega de monções honrosas pela Câmara dos Vereadores, representada pelo seu presidente Carlo Caiado, aos primeiros colocados de cada categoria do Prêmio Sabores da Orla 2025, o maior festival de comida praiana do Brasil. Já na parte da tarde, os premiados subiram ao palco e o chef João Diamante conduziu a ‘Resenha dos Finalistas’ com um formato de talk show leve e divertido. Foram convidados os chefs finalistas da categoria Prato Estrela.
O evento se encerrou com o vibrante “Sunset – Celebrar é Experiência”, que apresentou uma animada e autêntica roda de samba liderada pelo talentoso grupo ‘Rezenha Chega e Toca’ e pela cantora Lana. Os artistas, que já brilham e fazem parte da programação regular dos quiosques, foram convidados em um gesto de reconhecimento para celebrar o sucesso da Convenção e a união da rede.
A Convenção Orla Rio 2025 contou com o apoio essencial de um time de parceiros de peso que contribuíram para elevar o padrão do evento. As marcas que fizeram parte desta edição foram: Ambev, TIM, PagBank, BAT Brasil, Diageo, GRF Distribuição, Chandon, Everest, Sorvetes Jundiá, Bacardí, Aperol Spritz, Mateus Rosé, Don Ravello, Filippo Berio, Bacio di Latte, Três Corações, Junior Foods, Da Vinci Gourmet, Mamba Water, Acaizinho, Pitú, Phytoervas, Frutos de Goiás, INGOO, Monin, Folivora Spirits, Tilápias Mangaratiba, House of Brands, Rigarr, Castas, Vida, Green Flip Flops.