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04/11/2025

Pague Menos registra teceita bruta atinge R$ 4,1 bilhões, crescimento de 18% em relação ao 3T24

E mantém elevado ritmo de crescimento e alcança recordes de rentabilidade e participação de mercado no período.Ebitda ajustado cresce 36,4% e margem avança para 6,3%. Lucro líquido ajustado sobe 49,6%, com margem de 1,9%. Canais digitais já representam 19,8% das vendas, com alta de 52,9%. Venda média mensal por loja alcança R$ 831 mil, aumento de 17,3%.

A rede de farmácias Pague Menos, segunda maior do Brasil e única presente em todos os estados, encerrou o terceiro trimestre de 2025 com mais um ciclo de forte crescimento e ganhos de rentabilidade. A companhia atingiu receita bruta de R$ 4,1 bilhões, alta de 18% frente ao mesmo período do ano anterior -mais de cinco vezes acima da inflação-, consolidando seu oitavo trimestre consecutivo de expansão de market share, agora em 6,7%.

—Os resultados do trimestre mostram a consistência do nosso novo ciclo de crescimento. Evoluímos em vendas, rentabilidade e participação de mercado, reforçando o sucesso das transformações que implementamos na companhia desde o ano passado —destaca Jonas Marques, CEO da Pague Menos.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado atingiu R$ 260,1 milhões, crescimento de 36,4% sobre o terceiro trimestre de 2024, com margem de 6,3%, o maior nível já registrado para um terceiro trimestre. O lucro líquido ajustado foi de R$ 80,6 milhões, avanço de 49,6% e margem de 1,9%, evidenciando ganhos consistentes de eficiência operacional e disciplina financeira.

Lojas mais produtivas e consolidação nacional — A companhia encerrou o trimestre com 1.667 lojas, após 11 aberturas e 1 fechamento, mantendo ritmo moderado de expansão orgânica e foco na otimização do portfólio. A venda média mensal por loja atingiu R$ 831 mil, crescimento de 17,3% em relação ao 3terceiro trimestre de 2024, e, entre as unidades maduras, o indicador chegou a R$ 862 mil.

Mais de 26% das lojas maduras já superam o marco de R$ 1 milhão em vendas mensais, reflexo direto das melhorias em gestão comercial, hierarquia operacional e uso de telemetria. O desempenho foi equilibrado em todo o país, com crescimento acima de 15% em todas as regiões e avanços expressivos tanto na bandeira Pague Menos como nas lojas convertidas da Extrafarma.

Crescimento digital e força do modelo omnichannel — Os canais digitais seguem como um dos principais vetores de crescimento. As vendas omnichannel totalizaram R$ 819 milhões no 3T25, expansão de 52,9% sobre o mesmo período do ano anterior e representando 19,8% da receita bruta da rede.

O aplicativo Pague Menos manteve trajetória de alta e já responde por mais da metade das transações online. A companhia também registrou forte avanço em superapps, que cresceram 75% no trimestre e representam 12% das vendas digitais, sem canibalizar canais próprios.

Com uma malha de mais de 1,6 mil lojas integradas, 76% dos pedidos digitais foram entregues ou retirados em até 2 horas, reforçando a conveniência e a eficiência logística da operação.

Hub de saúde: expansão dos consultórios e salto em vacinação — A Pague Menos fortaleceu sua atuação como hub de saúde voltado ao cuidado contínuo. O número de consultórios farmacêuticos chegou a 1.162 unidades, que somam 5,6 milhões de atendimentos nos últimos 12 meses — abrangendo aferição de glicemia e pressão, testes rápidos, vacinação e teleorientação.

O destaque foi a vertical de vacinação, que cresceu mais de 500% em 12 meses e 50% sobre o trimestre anterior, atingindo 10,7% de market share no segmento de vacinas do varejo farmacêutico.

A rede também expandiu parcerias com planos de saúde, empresas e órgãos públicos, incluindo uma iniciativa com o Ministério da Educação, que oferece condições exclusivas a 2,7 milhões de professores da rede pública.

— A farmácia tem se consolidado como um ponto fundamental de cuidado primário e atenção à saúde preventiva. Estamos ampliando continuamente a oferta de serviços e capacitando nossas equipes para acompanhar nossos clientes em toda a jornada de cuidado”, reforça Jonas.

Fortalecimento financeiro e perspectivas positivas de crescimento sustentável — A Pague Menos encerrou o trimestre reafirmando sua solidez financeira e a consistência de seu modelo de negócios. O ciclo de caixa operacional ficou em 58 dias, dentro de um patamar saudável mesmo com o forte crescimento de vendas, enquanto a alavancagem financeira continuou em queda, com dívida líquida/Ebitda ajustado de 2,5x, redução de 0,3x em 12 meses.

Durante o trimestre, a companhia concluiu com sucesso uma oferta pública de ações, ampliando a base de investidores e reforçando sua estrutura de capital para sustentar novos ciclos de expansão. O capex totalizou R$ 72 milhões, com foco em expansão orgânica, conversões de bandeira, modernização de lojas e no início da construção de um novo Centro de Distribuição na Paraíba, que trará ganhos logísticos significativos.

—Estamos colhendo os frutos de um modelo operacional mais eficiente e de uma cultura voltada à inovação e ao cuidado. Seguimos comprometidos em crescer com rentabilidade, eficiência e proximidade com o cliente, consolidando a Pague Menos como uma das principais plataformas de saúde e bem-estar do país— conclui o CEO da rede de farmácias.

As Farmácias Pague Menos e Extrafarma — A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com mais de 1.650 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 27 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a rede é hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de 1.100 unidades de consultórios farmacêuticos do Clinic Farma em todas as regiões do país.