Líder em cobertura 5G, operadora atinge indicador histórico em outubro enquanto contabiliza resultados financeiros e operacionais positivos do terceiro trimestre. Crescimento de 4,8% A/A na receita líquida de serviços. Alta de 7,2% A/A NO Ebitda com margem de 51,7%. Evolução de 4,6% A/A no ARPU móvel.
A TIM encerra o terceiro trimestre com avanços operacionais e financeiros relevantes. Dentre os indicadores, destaca-se o lucro líquido de R$ 1,2 bilhão, um salto de 50% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A trajetória consistente de evolução posiciona a companhia para alcançar marcos históricos: em outubro, tornou-se a primeira operadora do Brasil a conectar mil cidades com a sua rede 5G.
A receita líquida de serviços chegou a R$ 6,5 bilhões (+4,8% A/A). O crescimento da companhia foi novamente impulsionado pela receita de serviços móveis, que avançou 5,2% no ano, totalizando R$ 6,2 bilhões, alavancada pelo forte desempenho do pós-pago. O foco em migração de clientes para planos de mais alto valor ajudou na dinâmica do ARPU Móvel (receita média por usuário), que cresceu 4,6% A/A, alcançando R$ 33,1 – o melhor resultado do mercado.
A eficiência na gestão de custos e a dinâmica da receita impulsionou o Ebitda ((lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) para R$ 3,5 bilhões, um avanço de 7,2% A/A no período. A Margem Ebitda expandiu 1,3 ponto percentual, alcançando o patamar de 51,7%. Esta robusta performance, somada aos resultados dos trimestres anteriores, resultaram em um crescimento de 11,8% do Fluxo de Caixa Operacional* nos primeiros nove meses de 2025, confirmando a total solidez financeira da companhia.
— Os resultados do terceiro trimestre confirmam nossa sólida trajetória para atingir as metas de 2025. A contínua evolução no pós-pago, a grande modernização da rede em São Paulo e as parcerias estratégicas no B2B estão entre os marcos de um período de relevantes avanços. Nossa ambição e capacidade de execução nos conduzem a momentos históricos, como a recente ativação do 5G em mil cidades brasileiras. E, em linha com os nossos valores, somos ainda a empresa de telecom mais diversa e inclusiva do mundo pelo quinto ano consecutivo. Crescemos com consistência e propósito, determinados a ser a operadora preferida dos brasileiros —Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
Marco histórico no 5G —A TIM acaba de se tornar a primeira operadora do Brasil a atingir a marca de 1.000 cidades com sua rede 5G. A cobertura inclui 100% dos bairros das 27 capitais e de outros 43 municípios, e já alcança cerca de 75% da população urbana nacional (mais de 120 milhões de pessoas).
A marca antecipa em quase dois anos as metas da Anatel, ao já conectar as cidades acima de 100 mil habitantes. A rede opera ainda de forma mais otimizada – o custo por gigabyte trafegado no 5G é um terço do valor registrado no 4G – e com maior capacidade, menor consumo de energia e melhor aproveitamento de recursos.
Rede mais moderna em São Paulo — Paralelamente à expansão nacional, a TIM concluiu a maior modernização de infraestrutura das suas operações – no Estado de São Paulo – envolvendo três mil sites em 64 cidades. Com a entrega do projeto, 10 milhões de clientes foram beneficiados com ampliação de 40% da capacidade da rede. E a operadora já lidera os principais indicadores de qualidade do 5G no último estudo da consultoria independente Opensignal, como Velocidade de Download, Qualidade Consistente e Experiência de Confiabilidade.
Pós-pago em alta e Black Friday “indecente” — O pós-pago segue como o principal motor de crescimento da companhia, refletindo o sucesso da estratégia de rentabilização da base com novos serviços digitais e migração para planos de maior valor. No trimestre, a receita do segmento cresceu 10,9% A/A, chegando a R$ 4,2 bilhões. A base, excluindo acessos M2M, alcançou 25,4 milhões de linhas, enquanto o ARPU avançou 4,3% ano contra ano, atingindo R$ 55,5.
Para acelerar ainda mais essa trajetória, a TIM focará em descontos muito vantajosos em smartphones e outros devices nos planos de maior valor em uma das datas mais relevantes do varejo. A “Black Friday Indecente” traz uma nova abordagem de comunicação – reforçando o digital com campanha estrelada por Cauã Reymond e as embaixadoras IZA e Ivete Sangalo – e ofertas como iPhone 16e 256GB por R$ 1.999 no TIM Black Família com Apple One.
Crescimento no TIM Ads —A TIM avançou em sua frente de monetização de dados, em linha com a estratégia de diversificação das receitas. No terceiro trimestre, o TIM Ads – plataforma de publicidade digital da operadora – registrou um crescimento de 10,4% na receita. De janeiro a setembro deste ano, foram veiculadas mais de 1.000 campanhas de 270 anunciantes, volume que representa mais que o dobro da média mensal do mesmo período de 2024.
B2B segue avançando — A frente TIM IoT Solutions, criada para viabilizar a transformação digital de importantes setores da economia, alcançou R$ 435 milhões em receita contratada desde o primeiro trimestre de 2024. No terceiro trimestre deste ano, a operadora chegou a 23,5 milhões de hectares cobertos com 4G e mais de 397 mil pontos de iluminação inteligente instalados, consolidando seu protagonismo no agronegócio e na evolução de cidades inteligentes.
Na frente de logística, já são 7.622 quilômetros de estradas conectadas. O destaque do período foi o contrato com a Rota Verde Goiás (BR-060 e BR-452), que implementa a cobertura 4G em 426 quilômetros de percurso, levando conectividade para comunidades no entorno e viabilizando soluções de segurança viária mais eficientes. A companhia também fechou uma parceria com a BWS IoT para conectar 400 mil dispositivos de rastreamento com 4G nos próximos três anos e expectativa de ampliação para mais de 1 milhão de SIMCards.
TIM leva 5G à Vale — O setor de mineração é um dos focos da estratégia B2B da TIM. A conectividade promove mais segurança e eficiência, aprimora o monitoramento e potencializa a qualidade. A operadora já tem oito grandes clientes em mineração e acaba de assinar um acordo com a Vale para implantação da tecnologia 5G em suas operações no Brasil.
O objetivo da Vale é usar o 5G para conectar dispositivos e soluções que demandam maior capacidade de rede e conexões velozes, complementando a atual rede 4G já implantada que digitaliza caminhões, perfuratrizes e outros dispositivos, valorizando a segurança e produtividade das operações de uma das maiores mineradoras globais.
Aceleração da experiência digital — A TIM segue potencializando a experiência do cliente com canais de relacionamento mais modernos e convenientes. O aplicativo MEU TIM, reformulado no início do ano, já alcançou a marca de 17,7 milhões de usuários únicos. Mais de 96% das pessoas que acessam a plataforma resolvem suas demandas na primeira interação. O app vem também se consolidando em vendas: respondeu por 53% do share de e-commerce da operadora em setembro. A recente integração com Apple Pay e Google Pay facilita ainda mais a inserção de créditos ao simplificar a jornada do consumidor e, assim, estimular a recarga recorrente.
Outro destaque em engajamento é o TIM Mais, programa de relacionamento exclusivo para clientes pós-pago e controle. A plataforma de benefícios conta com 2 milhões de usuários ativos mensais e já distribuiu mais de 20 mil gift cards da Uber e 120 mil ingressos de cinema.
Operadora mais diversa e inclusiva do mundo — A TIM é a única empresa do Brasil e a única do setor de telecomunicações no TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025. O índice é desenvolvido pelo London Stock Exchange Group (LSEG) e avalia o desempenho de mais de 15 mil companhias em práticas de diversidade, inclusão, desenvolvimento de pessoas e impacto social.
Esse é o quinto ano seguido da TIM na liderança entre as organizações brasileiras e de telecomunicações no mundo, ratificando seu compromisso com uma cultura organizacional que valoriza a diversidade e Inclusão, promovendo oportunidades para todas as pessoas.
A operadora se destaca em equidade de gênero na liderança – com 30% de mulheres no Conselho de Administração, 50% na Diretoria Estatuária e 37% nas posições de liderança em geral – e em programas de aceleração de carreira para pessoas negras. É ainda uma das melhores para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil recebendo o Selo Equidade BR, atua para ampliar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e promove a sinergia entre diferentes gerações no ambiente corporativo.
Economia circular e fontes renováveis — A TIM acelerou suas ações de logística reversa ao firmar uma parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos(ABREE). Além de manter urnas de coleta de resíduos eletroeletrônicos em suas lojas, revendas e prédios administrativos, a operadora passou a apoiar e participar ativamente de campanhas de arrecadação e educação ambiental em cidades como Belém (PA) e Presidente Prudente (SP). Com isso, até o fim desse terceiro trimestre, conseguiu coletar 63 toneladas de materiais descartados.
Ainda no pilar ambiental, a TIM consolida seu protagonismo em geração distribuída de energia, já produzindo 65% do que consome em 139 usinas de fontes renováveis, com predominância de plantas solares. O projeto abastece mais de 17 mil antenas em todo o Brasil. A empresa opera com 100% de energia renovável desde 2021, complementando a produção das usinas com aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável (I-RECs).