Após dois projetos-piloto bem-sucedidos com a Wattlab em três anos, a Vertom optou por equipar seu mais recente navio costeiro com 79 kWp de energia solar instalada — a primeira embarcação marítima a fazê-lo.
A inovadora empresa holandesa de energia solar marítima, Wattlab, entregou um sistema de energia solar navegável para a Vertom, empresa global de transporte marítimo, comércio e serviços marítimos. O recém-entregue ‘MV Vertom Tula’ é um navio cargueiro multifuncional diesel-elétrico de 7.280 dwt. O sistema solar representa um importante marco técnico e um passo em frente para o transporte marítimo sustentável. A Wattlab entregou e instalou 44 painéis solares Flatrack que fornecerão energia aos sistemas de bordo, reduzindo em 20% a carga dos sistemas auxiliares.
A Vertom opera uma frota de mais de 100 embarcações, com portes que variam de 1.500 a 12.000 dwt. Além de Transporte Marítimo e Comércio, o portfólio da Vertom inclui Agenciamento Portuário e Agenciamento de Carga, Serviços Marítimos, Afretamento de Navios-Tanque e Serviços de Linha Regular.
A empresa possui um sólido histórico no mercado de Transporte Marítimo de Curta Distância e busca operar da forma mais sustentável possível. Para entender e testar a nova tecnologia e os benefícios da Wattlab, a Vertom executou dois projetos-piloto com a Wattlab antes de decidir equipar completamente esta nova embarcação.
Instalação rápida — Após a produção e montagem em setembro nas novas instalações de produção da Wattlab em Rotterdam, os 44 painéis solares planos foram instalados a bordo em um único dia no Porto de Harlingen. Bo Salet, cofundador e CEO da Wattlab, explica que os painéis solares Flatrack podem ser instalados em um tempo mínimo usando conexões de encaixe de contêineres.

—Para os armadores, tempo é dinheiro, então velocidade e facilidade de uso são importantes. Além disso, sabemos que ‘espaço também é dinheiro’. Portanto, caso os painéis precisem ser removidos para dar lugar a um tipo especial de carga, a tripulação pode facilmente empilhá-los e armazená-los no espaço ocupado por um contêiner de 20 pés—diz Salet.
—Agradecemos à Vertom pela confiança e pela colaboração tranquila nos últimos três anos. Sem eles, não teríamos alcançado este marco; isso vale tanto para o próprio navio quanto para a tecnologia. Desejamos ao Vertom Tula e sua tripulação bons ventos e mares tranquilos! Além disso, agradecemos ao Fundo de Transição Justa (FTJ) da UE, que cofinanciou este projeto— continua.
Tripulação satisfeita: —Durante os testes piloto, os resultados mostraram que o sistema Solar Flatrack tem um bom desempenho no ambiente difícil da navegação costeira —diz Thomas van Meerkerk, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Vertom. —Com base nos resultados de nossas próprias pesquisas e das pesquisas da TNO nos últimos meses, consideramos o Solar Flatrack da Wattlab uma opção eficaz para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e poluentes. É claro que esses fatores também dependem das condições em que nossos navios operam, mas é evidente que o sistema pode proporcionar um retorno positivo sobre o investimento e contribuir para a redução de CO₂ no transporte marítimo.
— Outro benefício é que os painéis podem permanecer nas tampas das escotilhas durante as operações de carga e descarga. A tripulação estava cética a princípio, temendo muito trabalho extra. No entanto, logo perceberam que, na prática, os Solar Flatracks são fáceis de usar e exigem manutenção mínima. Por exemplo, não há formação de crosta de sal, porque a água pode escoar livremente dos painéis— acrescenta Bo.
Validação e reconhecimento —A TNO, organização holandesa independente de pesquisa reconhecida mundialmente, validou a redução das emissões de CO2 e o tempo de retorno do investimento (ROI) do sistema. O relatório será publicado em breve.
Nas últimas semanas, o Solar Flatrack foi indicado ao Prêmio IBJ, tanto na categoria de Proteção Ambiental quanto na de Navio Graneleiro do Ano, em parceria com a Vertom.
—Para quem quiser saber mais, convidamos os clientes a visitar nosso novo pavilhão de produção e escritório no Porto de Rotterdam. Também estamos presentes na Europort, de 04 a 07 de novembro(terça a sexta-feira), no Pavilhão 8, Estande 8201, onde apresentaremos o Solar Flatrack ao vivo pela primeira vez— conclui Bo.

Soluções solares escaláveis para embarcações costeiras —A implementação de um primeiro sistema em escala real em uma embarcação costeira representa um passo importante na evolução das estratégias de descarbonização marítima. Com a crescente pressão regulatória (por exemplo, FuelEU Maritime, EU ETS) e a volatilidade dos preços dos combustíveis, armadores e operadores buscam maneiras de diversificar sua matriz energética a bordo. A solução solar escalável da Wattlab agora oferece uma solução prática e comprovada para embarcações costeiras e de curto alcance.
Este projeto prepara o terreno para uma adoção mais ampla em todo o setor, proporcionando redução de emissões, economia de combustível e resiliência energética sem comprometer o espaço no convés ou a flexibilidade de carga.
Wattlab — Fundada em 2017, a Wattlab é uma empresa holandesa especializada em energia solar marítima, dedicada a fornecer soluções inovadoras de energia solar para a indústria naval. Pioneira em “energia solar para transporte marítimo”, a Wattlab oferece produtos solares totalmente integrados, adaptados tanto para embarcações marítimas quanto para embarcações de navegação interior, incluindo o Solar FlatRack e o SolarHatch. Com instalações em mais de 30 navios em todo o mundo, a Wattlab possui um histórico comprovado de redução do consumo de combustível, diminuição das emissões de dióxido de carbono e melhoria da eficiência operacional. A missão da empresa é acelerar a transição do setor marítimo para uma energia mais limpa e sustentável por meio do poder da tecnologia solar.
Vale ressaltar que, em 2024, o navio cargueiro MS Helios, de 135 metros, da operadora de navegação interior HGK, entrou para o Guinness Book of Records por ter a maior instalação de painéis solares do mundo em uma embarcação de navegação interior: 312 painéis solares. | https://wattlab.nl