Iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos valoriza desempenho técnico e eficiência no transporte aquaviário nacional.
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN), realizou, no dia 29 de outubro (quarta-feira), a 1ª edição do Prêmio Navegue + Brasil, iniciativa que reconhece o trabalho das Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) que mais se destacaram nos diferentes segmentos do transporte aquaviário nacional. O evento reuniu autoridades, lideranças empresariais e representantes das principais entidades do setor.
Costa Filho ressaltou que a navegação é um dos pilares da logística nacional e que o Prêmio Navegue + Brasil chega para valorizar quem está modernizando o setor com responsabilidade socioambiental. Ele destacou que reconhecer as boas práticas é também uma forma de incentivar todo o segmento a investir em inovação, eficiência e inclusão, contribuindo para um transporte aquaviário mais competitivo e sustentável.
—O Prêmio Navegue + Brasil celebra as empresas que estão transformando a navegação brasileira, unindo eficiência, sustentabilidade e inclusão. Esse é o caminho para um transporte aquaviário mais moderno, integrado e competitivo, capaz de fortalecer a economia e gerar oportunidades em todo o país—afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Ele também reconheceu que o Prêmio Navegue + Brasil tem contribuído para modernizar e tornar mais sustentável o transporte aquaviário no país. —O prêmio valoriza quem une eficiência, inovação e sustentabilidade para fortalecer a navegação brasileira—disse.
Tomé Franca, secretário-executivo do MPor, ressaltou que a premiação tem por objetivo impulsionar as hidrovias brasileiras. —O nosso país tem potencial para triplicar o volume de rios navegáveis, vias importantes para reduzir custos dentro de uma agenda global de sustentabilidade. É um momento de coroação do setor, premiando as empresas brasileiras de navegação (EBN) que contribuem para o desenvolvimento do setor—.
Já o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, enfatizou que a premiação representa um reconhecimento ao esforço e à resiliência das empresas que mantêm a navegação brasileira em constante desenvolvimento. —Esse evento é uma forma de reconhecer quem, mesmo enfrentando os desafios do cenário econômico e da burocracia, mantém viva a força da navegação nacional. As empresas premiadas e também aquelas que todos os dias constroem esse setor são fundamentais para o desenvolvimento econômico e logístico do nosso país—.
Destaques do setor — Ao todo, foram premiadas 11 categorias, com base em critérios técnicos e dados oficiais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e de entidades representativas do setor.
A premiação contemplou os segmentos de apoio portuário, apoio marítimo, cabotagem e navegação interior, reconhecendo empresas que apresentaram os melhores desempenhos em transporte de cargas, capacidade operacional e eficiência.
As empresas vencedoras.: 1. Maiores quantidades de cargas transportadas na navegação interior: Granel sólido – Cargill Agrícola; Granel líquido e gasoso – CT Log Transportes; Carga geral – Navegação Aliança; Carga conteinerizada – Navegação Guarita.
2. Maior incremento da capacidade de transporte de carga (em TPB) na navegação interior: CNN CIA. Norte de Navegação
3. Menor idade média de frota na navegação interior: Ciagram Portos e Navegação da Amazônia.
4. Maiores quantidades de cargas transportadas na navegação de cabotagem: Granel sólido – Companhia de Navegação Norsul; Granel líquido e gasoso – Petrobras; Carga geral – NorsulCargo Navegação; Carga conteinerizada – Aliança Navegação e Logística.
5. Maior incremento da capacidade de transporte de carga (em TPB), na cabotagem: Flumar Transporte de Químicos e Gases.
6. Menor idade média da frota brasileira na navegação de cabotagem: Granel sólido – Empresa de Navegação Elcano; Granel líquido e gasoso – Transpetro; Carga geral – Tranship Transportes Marítimos Ltda; Carga conteinerizada – Aliança Navegação e Logística.
7. Maior incremento da frota brasileira na navegação de apoio marítimo em termos de TPB: Bram Offshore Navegação.
8. Menor idade média da frota brasileira na navegação de apoio marítimo: Baru Offshore Navegação.
9. Maior incremento de frota brasileira na navegação de apoio portuário em termos de TTE: Camorim Serviços Marítimos.
10. Menor idade média da frota brasileira na navegação de apoio portuário: Chibatão Navegação e Comércio.
11. Igualdade de Gênero (CPIG): Navegação Interior – Rebelo Ind. e Com. e Navegação; Navegação de Cabotagem – Norcoast Logística; Apoio Marítimo – Hornbeck Offshore Navegação; Apoio Portuário – Ocidental Transportes e Navegação.
Criado em 2025, o Prêmio Navegue + Brasil se afirma como uma política pública de reconhecimento e valorização do setor, destacando iniciativas que contribuem para a eficiência, a integração logística e o desenvolvimento sustentável da navegação brasileira.