Maior vitrine para a geração de negócios na indústria da mineração, a Exposibram 2025 reuniu em Salvador as principais lideranças do segmento, para debater cenários e tendências emergentes na área.
Rodrigo Barbosa, CEO da Aura, esteve entre os participantes do evento e foi um dos speakers no Talk Show II “Perspectivas Econômicas e Geopolíticas para a Mineração”, que abordou o papel estratégico da mineração na economia global. Ao lado dele, Ligia Paula Pires Pinto Sica, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Sigma Lithium, Daniel dos Santos, presidente da Alcoa Brasil e vice-presidente das Operações, Eduardo Mencarini, Head de Estratégia na CBMM, Luciano Francisco Alves, CEO da CBA, e Ruben Fernandes, Chief Operating Officer Global na Anglo American, dialogaram sobre como a geopolítica dos recursos minerais influencia diretamente as relações econômicas de países e empresas.
Na ocasião, Rodrigo Barbosa apresentou a visão de um líder dentro de uma mineradora em expansão, com forte investimento em inovação e mineração responsável, e ofereceu sua expertise sobre o momento geopolítico global. A participação do executivo reforçou o posicionamento da Aura como voz ativa na construção de uma mineração responsável e mais conectada aos desafios do presente e do futuro.
Aura —A Aura é focada na mineração em termos completos – pensando de forma holística sobre como seus negócios impactam e beneficiam cada um de nossos stakeholders: nossa companhia, nossos acionistas, nossos funcionários e os países e comunidades que atendemos. O que nós chamamos de Mineração 360º.
A Aura é uma empresa focada no desenvolvimento e operação de projetos de ouro e metais básicos nas Américas. A Companhia possui cinco minas em operação, incluindo a mina de ouro Minosa, em Honduras, as minas de ouro Apoena, Almas e Borborema no Brasil e a mina de cobre-ouro-prata Aranzazu no México. Além disso, a Companhia possui Era Dorada, um projeto de ouro na Guatemala; Tolda Fria, um projeto de ouro na Colômbia; e três projetos no Brasil: Matupá, que está em desenvolvimento; São Francisco, que está em cuidado e manutenção; e o projeto de cobre Carajás na região de Carajás, na fase de exploração.