projeto-mar-atento

24/10/2025

Projeto Mar Atento conclui capacitação

Em resposta a emergências ambientais para comunidade pesqueira de Arraial do Cabo. Treinamento une teoria e prática para preparar a comunidade pesqueira em eventuais ações de resposta no litoral.

A terceira etapa do Projeto Mar Atento, em Arraial do Cabo (RJ) foi concluída no dia 22 de outubro (quarta-feira). A iniciativa voluntária, promovida pela Shell Brasil em parceria com Equinor, Instituto PRIO e BW Energy, e executada pela EnvironPact, capacitou 60 representantes da comunidade pesqueira local para atuar em eventuais emergências ambientais com vazamentos de óleo no mar. Também estiveram presentes representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e da Fundação de Meio Ambiente de Arraial do Cabo.

O treinamento foi voltado para os participantes que se inscreveram previamente durante a Expo Mar Atento, realizada em julho deste ano. Organizados entre as turmas de Proteção de Costa e Limpeza de Praia, os alunos participaram de módulos teórico e prático que abordaram desde o impacto dos derramamentos de óleo até técnicas de contenção, limpeza e descontaminação, segurança no mar e orientações sobre proteção de animais oleados.

—Investimos na capacitação da comunidade pesqueira e entendemos que sua vivência e conhecimento do território são fundamentais em eventuais emergências. O Mar Atento reforça a importância de aliar esse saber tradicional ao treinamento técnico, promovendo a proteção dos ecossistemas marinho e costeiro— destacou Suely Ortega, consultora sênior de Performance Social da Shell Brasil.

Durante a etapa prática, os participantes da turma de Proteção de Costa atuaram com apoio de embarcações locais cadastradas para aprender a lançar barreiras de contenção e executar recolhimento de óleo. Já a turma de Limpeza de Praia aprofundou técnicas de limpeza com equipamentos específicos e procedimentos de descontaminação de pessoas e EPIs (equipamento de proteção individual).

Todos os participantes receberam certificado de conclusão e agora estão aptos a atuar em eventuais futuras ações de resposta emergencial na região, que abriga áreas de alta biodiversidade, como a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Resex).

Mar Atento— O Projeto Mar Atento é fruto da parceria entre as fundadoras Shell Brasil e a Equinor, com a participação do Instituto Prio e BW Energy, executado pela EvnvironPact. Desde 2017, o projeto já formou 353 pescadores em oito municípios da Bacia de Campos, alcançando mais de 600 pessoas e cadastrando 110 embarcações pesqueiras para apoio em eventuais emergências. A iniciativa fortalece o elo com as comunidades pesqueiras de municípios que são impactados pelas atividades de exploração de petróleo e gás das empresas, promovendo engajamento, capacitaçãoe proteção ambiental.

Shell — Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Equinor — Somos uma empresa internacional de energia com sede na Noruega e estamos presentes no Brasil há mais de duas décadas. O país é uma área central para o crescimento de longo prazo da empresa. Por aqui, temos um portfólio sólido e diversificado de petróleo e gás natural e estamos expandindo nossos investimentos em energias renováveis. Estamos comprometidos em contribuir para uma transição energética justa e inclusiva e que traga benefícios sociais e econômicos de longo prazo. Até 2030, teremos investido 25 bilhões de dólares e criado mais de 100 mil empregos diretos e indiretos com o nosso portfólio no Brasil. Trabalhamos diariamente para sermos líderes em segurança e eficiência de carbono no setor. Combinamos força industrial com inovação, experiência e colaboração, o que nos permite desempenhar um papel relevante na transição energética global. Fornecemos a energia necessária hoje com emissões mais baixas, enquanto investimos e desenvolvemos os sistemas renováveis e de baixo carbono do futuro.

Prio — A Prio é a maior companhia independente de petróleo e gás natural do Brasil. Nossa atuação é guiada por uma estratégia sólida: maximizar o potencial de campos maduros por meio de tecnologia, eficiência e inovação. Focamos na gestão inteligente de reservatórios e na otimização da produção em áreas já em operação, transformando ativos existentes em novas oportunidades de crescimento. Desde 2015, nossa trajetória tem sido marcada por uma expansão consistente, com o aumento da produção de 6 mil para mais de 100 mil barris por dia, consolidando a PRIO como referência em revitalização e desenvolvimento sustentável de campos de petróleo.

BW Energy — A BW Energy (BWE) é uma empresa norueguesa de exploração e produção de petróleo e gás natural, com operações no Brasil, Gabão e Namíbia. A companhia concentra suas atividades em campos de hidrocarbonetos comprovados, com potencial de valorização, alavancando sua expertise técnica e operacional em bacias sedimentares. No Brasil, a BWE iniciou suas operações em 2023, no Campo de Golfinho, localizado na Bacia do Espírito Santo, e atualmente avança no processo de licenciamento ambiental do Campo de Maromba, na Bacia de Campos. Comprometida com a sustentabilidade, a empresa integra responsabilidade operacional com a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental das comunidades costeiras onde atua.