aviao-truenoord

15/10/2025

TrueNoord faz pedido firme de 20 jatos E195-E2 da Embraer por US$ 1,8 bilhão

E garante direitos de compra para até 30 jatos adicionais. —Este é o primeiro pedido direto da TrueNoord a uma fabricante de aeronaves, um marco na jornada da companhia —Anne-Bart Tieleman, CEO, TrueNoord.

Amsterdã —A TrueNoord, companhia especializada em leasing de aeronaves regionais, fechou um pedido firme com a Embraer (Nyse: ERJ; B3: EMBR3) para 20 jatos E195-E2. O acordo, avaliado em US$ 1,8 bilhão no preço de tabela, também inclui direitos de compra para até trinta aeronaves adicionais — 20 novos E195-E2 e dez novos E175-E1.

—Este é o primeiro pedido direto da TrueNoord a uma fabricante de aeronaves, um marco na jornada da companhia”, afirma Anne-Bart Tieleman, CEO da TrueNoord. “O pedido é um passo importante para o nosso crescimento contínuo como plataforma global de leasing, que reforça o nosso compromisso de investir em jatos regionais de próxima geração e eficientes em termos de combustível”.

—Os E-Jets da Embraer combinam eficiência, flexibilidade e desempenho, e atendem com precisão às necessidades dos clientes da TrueNoord ao redor do mundo. A parceria com a Embraer permite que a empresa amplie ainda mais seu portfólio de soluções e apoie as companhias aéreas com aeronaves que oferecem uma economia superior e benefícios ambientais— completa o executivo.

—O primeiro pedido direto da TrueNoord é um reconhecimento significativo das capacidades e do sucesso da família E2 no mercado, demonstrando a confiança e a colaboração entre as equipes das duas companhias. O E195-E2 oferece desempenho e eficiência excepcionais, sendo a escolha ideal para lessores e operadores que buscam preparar suas frotas para o futuro. Este acordo também sinaliza ao mercado o forte avanço das aeronaves narrowbody de menor porte de nova geração, além da demanda crescente por modelos sustentáveis e de dimensões adequadas —afirma Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial.

TrueNoord — A TrueNoord é uma companhia especializada em leasing de aeronaves regionais com serviço completo, oferecendo soluções de leasing, financiamento, transição de frota e gestão de ativos para companhias aéreas em todo o mundo, na faixa de capacidade de 50 a 150 assentos. Sua equipe é liderada por profissionais experientes com um histórico compartilhado de sucesso, complementada por um time jovem e dinâmico que traz novas perspectivas. A força de trabalho multicultural da TrueNoord reflete os mercados globais em que atua e reúne competências essenciais em finanças e direito da aviação, manutenção de aeronaves, marketing, vendas e leasing.

Atualmente, a TrueNoord possui uma frota com mais de 100 aeronaves de última geração — incluindo turboélices, jatos regionais e modelos crossover — em leasing para mais de 30 operadores em 24 países. Essas aeronaves conectam localidades remotas a grandes centros urbanos, oferecendo serviços de alimentação para hubs importantes e atendendo à demanda reduzida fora dos horários de pico no crescente mercado global.

A empresa conta com o apoio de investidores estratégicos como Freshstream, BlackRock, Patria, entre outros. Com sede em Amsterdã, a TrueNoord também possui escritórios em Dublin, Londres e Singapura. | www.truenoord.com.

Embraer — A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada dez segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.