E reforça protagonismo no setor de Óleo e Gás.
A Nuclep concluiu com sucesso a fabricação e entrega de mais um importante equipamento para o setor de Óleo e Gás nacional: o Vaso Dessalgador de Petróleo 6000 m³/d – 15 kV, com 38 toneladas, destinado à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), em São Paulo, no dia 10 de outubro (sexta-feira).
O projeto, que tem como cliente final a Petrobras, foi executado para a Fluxo Soluções Integradas, empresa licenciada da NEET, detentora da tecnologia aplicada em dessalgadoras.
O equipamento é essencial para o processo de refino, responsável por remover água, sais minerais e impurezas do petróleo bruto antes que ele siga para as etapas de aquecimento e destilação, função estratégica para garantir a qualidade do combustível e a eficiência operacional das refinarias.
Além de demonstrar seu domínio técnico em caldeiraria pesada, o projeto evidencia a capacidade da Nuclep de integrar engenharia, soldagem e fabricação de grande porte, em parceria com importantes players do setor, reafirmando seu papel como pilar da indústria nacional e referência em equipamentos industriais de alta complexidade.
—Cada entrega da Nuclep reafirma o compromisso da nossa equipe com nossos clientes, e a excelência e responsabilidade de representar a engenharia pesada brasileira. A dedicação e empenho dos nossos colaboradores é o que torna possível entregarmos equipamentos de altíssimo padrão técnico, que fortalecem o parque industrial do país e o protagonismo da Petrobras — destacou o presidente Alexandre Vianna.
Para o gerente do contrato, Ivan Santos, o projeto é um exemplo de integração, planejamento e competência técnica:

—Este vaso dessalgador tem importância estratégica no processo de refino e foi um desafio executado com rigor técnico e trabalho em equipe. Concluir mais uma entrega dentro do cronograma e com a qualidade exigida pelo cliente é motivo de grande orgulho e reconhecimento do empenho de todos os profissionais envolvidos—.
Já o diretor Comercial, Nicola Mirto Neto, ressaltou o comprometimento das equipes e a relevância do projeto para o setor:
—Este equipamento é de extrema importância para a indústria de refino e reforça, mais uma vez, a capacidade técnica e o foco em resultados que caracterizam a Nuclep. Nossos profissionais demonstraram excelência em todas as etapas e é um orgulho ver a competência do nosso time materializada em mais uma grande entrega ao país—.
Com infraestrutura única na América Latina e capacidade de atender projetos de grande porte para os segmentos Nuclear, Defesa, Energia e Óleo e Gás, a Nuclep reafirma sua vocação para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil, consolidando-se como uma das principais referências em engenharia pesada e fabricação de equipamentos estratégicos.