projeto-praias

03/10/2025

Projeto de Monitoramento de Praias pela Petrobras completa 15 anos

Reforçando compromisso da Petrobras com a conservação marinha. Maior projeto de monitoramento de praias do país registra mais de 83 mil animais e contribui para a preservação da biodiversidade no litoral.

O Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) desenvolvido pela Petrobras, celebra 15 anos de atuação contínua no litoral do Espírito Santos e Rio de Janeiro, entre os municípios de Conceição da Barra (ES) e Praia da Vila, em Saquarema (RJ) no dia 1º de outubro (quarta-feira). O projeto é referência nacional no monitoramento de fauna marinha, registrando aves, tartarugas, mamíferos e outros animais, já tendo acompanhado mais de 83 mil animais em seus registros.

Ao longo desses 15 anos, o PMP-BC/ES percorreu mais de 3 milhões de quilômetros de praias, abrangendo 27 municípios do Espírito Santo e Rio de Janeiro, ao longo de mais de 707 quilômetros de costa. O compromisso com a biodiversidade marinha e a perspectiva de futuro se traduz em números expressivos: já registrou quase 65 mil ocorrências de tartarugas marinhas e mais de 74 mil registros reprodutivos delas, evidenciando a importância das praias para a reprodução dessas espécies. Além dos animais, o PMP-BC/ES monitora também resíduos sólidos e oleosos, com foco na conservação e na mitigação dos impactos das atividades de exploração e produção de petróleo na região.

—Este marco de 15 anos é motivo de grande orgulho para a Petrobras. O PMP-BC/ES não só reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, mas também demonstra que é possível conciliar a segurança energética com o cuidado com a vida marinha —destaca o gerente -executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, Flaubert Machado.

O ano de 2024 foi significativo para o PMP-BC/ES, quando registrou números inéditos, como os 204 encalhes de cetáceos, o maior volume desde o início do projeto, além de 848 registros de aves marinhas voadoras e 481 ocorrências de pinguins-de-Magalhães, reflexo do esforço contínuo do projeto em ampliar seu alcance e eficiência.

Ao longo dessa trajetória, a atuação veterinária é outro do projeto merece destaque. Os profissionais registaram quase 4 mil tartarugas reabilitadas desde 2010, e 428 aves atendidas somente em 2024, um recorde para a categoria.

—O sucesso do PMP-BC/ES é fruto de uma equipe dedicada e do apoio das comunidades locais, que colaboram reportando encalhes e participando das ações. A Petrobras segue investindo em ciência e tecnologia para garantir que nossas operações coexistam com a preservação dos ecossistemas marinhos —complementa o gerente Flaubert.

Além do trabalho de campo, o projeto é uma importante fonte científica, com 76 publicações que contribuem para o conhecimento da biodiversidade e a formulação de políticas públicas de conservação.

A população pode colaborar acionando o número gratuito 0800 991 4800 para informar sobre encalhes de tartarugas, mamíferos e aves nas praias do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.