Cerimônia marca início de obra que assegura navegabilidade, segurança e competitividade logística.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve na cidade do Rio Grande no dia 1º de outubro (quarta-feira) para uma série de agendas institucionais voltadas à infraestrutura portuária e logística do Estado. A visita contemplou o Estaleiro Rio Grande e o Cais Multipropósito, tendo como ponto alto o ato de início das obras de dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande — um marco na estratégia de recuperação da competitividade do Complexo Portuário. A obra será executada com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (FUNRIGS), com investimento total de R$432,2 milhões.
Durante a manhã, o governador, o secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, e o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, participaram de uma visita técnica de atualização sobre os investimentos em andamento no estaleiro realizada pelo CEO do Estaleiro Rio Grande, Robson Passos. A agenda reforça o acompanhamento institucional das obras estratégicas que impactam o setor naval e portuário do Estado. Em seguida, Eduardo Leite embarcou na draga Utrecht, embarcação que será utilizada na obra de dragagem.
A dragagem abrangerá o canal externo, o canal interno e os berços do Porto Novo do Porto Organizado do Rio Grande. O escopo da obra inclui também o monitoramento ambiental ao longo de toda a execução e o contrato, assinado com a empresa Van Oord, tem prazo estimado de 15 meses.
O governador Eduardo Leite destacou a relevância estratégica do projeto. —A dragagem assegura a profundidade necessária para a atracação de grandes embarcações e fortalece o papel do Complexo Portuário do Rio Grande como um ativo central para o escoamento da produção gaúcha —afirmou.
A dragagem é considerada uma etapa crítica para assegurar que o Porto do Rio Grande continue operando com calado adequado, permitindo a recepção de embarcações de grande porte, fator decisivo para a exportação de produtos agrícolas, industriais e minerais do Estado. De acordo com o secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, a dragagem será muito importante para potencializar o desenvolvimento econômico do estado. —As obras representam uma significativa qualificação para o modal hidroviário, fundamental para atrair investimentos e novas oportunidades no setor— frisou.
A obra também reafirma a posição estratégica do porto como líder em movimentação de cargas no Rio Grande do Sul. Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, reforçou o caráter técnico da obra. —A manutenção dos canais de acesso e dos berços de atracação é essencial para garantir a navegabilidade contínua e segura. Este investimento permite a operação plena do porto, mantendo sua competitividade e ampliando sua capacidade logística —declarou.
Além da presença do Governador, também estiveram presentes os secretários estaduais Ernani Polo, de Desenvolvimento Econômico, Paula Mascarenhas, de Relações Institucionais, Angela de Oliveira, adjunta da Secretaria de Reconstrução Gaúcha e coronel Mário Ikeda, secretário adjunto da Segurança Pública. Entre as lideranças políticas, participaram a prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, a deputada estadual delegada Nadine Anflor (PSDB) e o deputado federal Daniel Trzeciak(PSDB). representando a Marinha do Brasil, esteve o Capitão de Mar e Guerra Gutemberg Ferreira e pela autoridade portuária os diretores Henrique Ilha, de Meio Ambiente, Lucas Cardoso, de Infraestrutura, Bruno Almeida, de Operação, João Alberto Gonçalves, de Gestão Administrativa e Financeira e Fernando Estima, gerente de Planejamento e Desenvolvimento.
A utilização de recursos do Funrigs para viabilizar a dragagem integra a estratégia de retomada da infraestrutura gaúcha. O fundo, criado pela Lei estadual nº 16.134/2024, é destinado ao financiamento de ações de reconstrução, adaptação e resiliência climática, e centraliza investimentos de interesse estratégico para o Estado. A Portos RS captou R$ 731 milhões de reais para o projeto de reconstrução da infraestrutura portuária.
Com a cerimônia de início das obras, a expectativa é que a dragagem mantenha o porto em pleno funcionamento, ampliando sua capacidade de movimentação e consolidando sua relevância como plataforma de exportação para os mercados nacional e internacional.