XRTE e Copel GT foram as vencedoras do primeiro lugar em categorias distintas.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou no dia 1º de outubro (quarta-feira), no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega do 1° Prêmio ONS de Qualidade na Operação. Na estreia, as transmissoras Copel GT e XRTE foram as grandes vencedoras e receberam os troféus pela conquista dos primeiros lugares nas categorias “Corrente Alternada” e “Corrente Contínua”, respectivamente. Ambas alcançaram os melhores percentuais de desempenho em quesitos de disponibilidade de equipamentos em 2024.
Já o segundo e o terceiro lugares na modalidade “Corrente Contínua” ficaram com: BMTE e IE Madeira, nesta ordem. E, na categoria “Corrente Alternada”, os troféus foram entregues à Taesa, que levou o segundo lugar, e a Chesf que ficou com a terceira posição.
Lançado por ocasião do aniversário de 27 anos do Operador, celebrado em agosto, a proposta do prêmio é valorizar a atuação de transmissoras que se destacaram em performance operacional, estimular boas práticas e a melhoria permanente, além de fomentar uma cultura de excelência e de responsabilidade operacional.
“O alto índice de eficiência dos agentes reflete diretamente no desempenho do Sistema Interligado Nacional (SIN), então, estamos muito felizes com o resultado dessa iniciativa. Esperamos ter cada vez mais agentes envolvidos em busca da excelência operacional, que vai refletir no melhor atendimento à demanda de energia elétrica à sociedade”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, idealizador do prêmio.
Christiano Vieira, diretor de Operação do ONS — área responsável por desenvolver a metodologia da premiação — destacou que o processo foi construído a partir da premissa da excelência operacional, com linguagem acessível a todo o setor elétrico. Segundo ele, a escolha dos vencedores considerou a disponibilidade operativa dos equipamentos de transmissão, analisada em duas categorias: Corrente Alternada (CA) e Corrente Contínua (CC). A apuração, conduzida pelo ONS, seguiu critérios técnicos e os resultados foram apresentados oficialmente ao público durante a cerimônia de premiação.
—Nosso objetivo principal para esse prêmio foi promover a excelência operacional, a segurança e a confiabilidade no fornecimento de energia. A escolha das duas categorias foi necessária para garantir as particularidades de cada agente e diferenciar os riscos associados às duas tecnologias. Uma celebração como essa une cada vez mais os agentes que trabalham em conjunto para a alta performance do sistema de transmissão, contribuindo diretamente para a estabilidade e segurança do SIN— reiterou o diretor de Operação do ONS.
1ª edição do Prêmio ONS de Qualidade na Operação.:Corrente Alternada: • 1° lugar na Categoria Corrente Alternada: Copel GT; • 2° lugar na Categoria Corrente Alternada: Taesa; • 3° lugar na Categoria Corrente Alternada: Chesf.
Corrente Contínua: • 1° lugar na Categoria Corrente Contínua: XRTE; • 2° lugar na Categoria Corrente Contínua: BMTE; • 3° lugar na Categoria Corrente Contínua: IE Madeira.
ONS — O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), além do planejamento da operação dos sistemas isolados do país. Sob o comando do ONS estão 161 hidrelétricas em 22 bacias hidrográficas, de múltiplos proprietários, que deverão totalizar quase 110GW no SIN até 2027. Atualmente, a matriz elétrica brasileira é considerada um exemplo mundial de sustentabilidade, visto que cerca de 88% da energia elétrica produzida vem de fontes renováveis. O Operador mantém equipes atuando durante sete dias por semana, 24 horas por dia, em salas de controle localizadas no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.