marcelo-chaves

01/10/2025

Programa Preservação Ambiental: 25 anos de compromisso com a natureza

O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta. Com tamanha importância, é preciso conscientizar a sociedade sobre os riscos da degradação e extinção desse patrimônio natural, que nos garante condições habitáveis na Terra.

Pensando nisso, a TV Canção Nova traz sua contribuição com o programa “Preservação Ambiental”, criado em 1999. O programa tem o objetivo de levar uma educação ambiental que evidencie aquilo que existe de belo e preservado na biodiversidade do nosso país, além de contribuir com a educação sobre o meio ambiente, conhecimentos sobre fauna e flora e informações turísticas e históricas dos locais visitados.

A evangelização, através da divulgação das belezas naturais, quer cumprir com os ensinamentos da Igreja, pautados no reconhecimento do ambiente natural como expressão do amor de Deus revelado a nós através da Sua criação.

É necessário entender que o meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos. Assimilar esse significado nos permite olhar de maneira diferente o ambiente que nos cerca e encontrar um benefício mútuo de solidariedade para com o próximo.

A Igreja é voz ativa quando o assunto é preservação ambiental. Isto não significa tirar do ser humano seu valor incondicional nem buscar uma divinização da terra. O saudoso Papa Francisco, na sua Encíclica Laudato Si’, já nos convidava a refletir sobre o cuidado com nossa casa comum. Ele enfatizou que “somos chamados a recuperar a harmonia serena com a criação”.

O Papa Leão XIV nos exorta que “o cuidado da criação é uma verdadeira vocação, comum a todos”, sem esquecer que “somos criaturas entre as criaturas e não criadores”. Dessa forma, o programa Preservação Ambiental traz uma mensagem de conscientização e preservação, a fim de agregar valores a atitudes que podem fazer a diferença. Lembrando que toda abordagem ecológica deve integrar uma perspectiva social.

Celebrar 25 anos, valorizando a natureza como um “santuário a céu aberto”, reforça que os meios de comunicação tornaram-se ferramenta imprescindível para a disseminação da informação, de atividades voltadas à Educação Ambiental e à Preservação da Natureza.

Nesse mês de outubro celebramos São Francisco de Assis, um exemplo no cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. Seu testemunho nos ajuda a reconhecer a grandeza, a beleza e a urgência da preservação e conservação ambiental.

Por: Marcelo Chaves, missionário da Canção Nova e apresentador do programa Preservação Ambiental, exibido pela TV Canção Nova.