frota-dhl

01/10/2025

DHL Supply Chain anuncia investimento de mais de R$ 100 milhões no Brasil

Na área de Transportes para a saúde.

Movimento faz parte de estratégia global para consolidar capacidades para logística de medicamentos, vacinas, insumos e equipamentos médicos e hospitalares. Investimento abrange aquisição de novos veículos refrigerados e melhorias tecnológicas e de segurança. Polar, transportadora especializada em cadeia fria, passa a operar como DHL Health Logistics.

A DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, anuncia um investimento de mais de R$ 100 milhões no Brasil na área de Transporte para saúde nos próximos doze meses. O montante abrange renovação de frota refrigerada, melhorias tecnológicas e de segurança nos veículos e o rebranding da Polar, maior transportadora do Brasil especializada na movimentação de medicamentos, vacinas e outros insumos médicos e hospitalares que foi adquirida em 2017, que passa a operar como DHL Health Logistics.

A área de Transportes para saúde dispõe no Brasil de mais de 300 equipamentos, 500 profissionais e bases em Campinas, Guarulhos, Anápolis e Rio de Janeiro, tendo acumulado nos últimos 20 anos grande experiência na movimentação de carga com controle de temperatura e rígidas normas sanitárias. Com os investimentos, o objetivo da DHL é fortalecer o portfólio de soluções logísticas para saúde, de ponta a ponta, suportando as grandes transformações que essa indústria vem passando com o envelhecimento da população, o desenvolvimento de medicamentos biológicos, emergências sanitárias e o avanço de segmentos como os de vacinas, emagrecedores e testes clínicos.

— Este anúncio representa mais um passo fundamental da DHL Supply Chain no Brasil, com um investimento importante em renovação de frota para aprimorar o nível de serviço e oferecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia e segurança no transporte de cadeia fria. Com veículos novos, aprimoramos também nossa eficiência e reduzimos emissões, além de, com a atualização de identidade visual, deixar mais clara nossa especialização e amplitude de serviços logísticos neste mercado — afirma Plínio Pereira, presidente da DHL Supply Chain no Brasil.

O investimento inclui a aquisição de 60 caminhões ao longo de 2025 para renovação de frota e mais 50 em 2026, cujo foco é na expansão da malha. Os veículos adquiridos trazem telemetria já embarcada, motores Euro 6 mais eficientes e, em alguns unidades, câmeras com Inteligência Artificial para monitorar o motorista e o ambiente externo. Parte do investimento foi realizada em caminhões blindados, com blindagem tradicional e elétrica.

— Mais do que uma transição de identidade visual, essas mudanças representam uma consolidação de nosso portfólio de soluções logísticas para a indústria da saúde que inclui frotas dedicas, LTL, transporte de importações, last mile, unitização e troca de gelo, com o controle e acompanhamento de temperatura em todas as etapas. Envolve também soluções mais sustentáveis como o uso de caixas refrigeradas retornáveis e até de veículos elétricos em entregas em grandes centros urbanos — ressalta o head de Transportes da DHL Supply Chain, Leonardo Alfaro.

DHL Health Logistics — Esses movimentos fazem parte de uma estratégia mais ampla. O DHL Group anunciou em abril de 2025 um investimento de 2 bilhões de euros nos próximos cinco anos para aprimorar suas capacidades logísticas no setor de saúde. Esse investimento será focado em aprimorar a infraestrutura e tecnologia, desde armazenamento, atendimento de pedidos e distribuição até entregas globais e de última milha, criando cadeias de suprimentos ainda mais resilientes, escaláveis e ágeis.

— Com a DHL Health Logistics, agrupamos nossa expertise em saúde em um único guarda-chuva, formando uma experiência contínua para os clientes, simplificando a gestão de cadeias de suprimentos complexas com confiança, agilidade e alto padrão de serviço. O foco é suportar clientes farmacêuticos, biofarmacêuticos e médicos que exigem soluções logísticas ágeis e conectadas —explica Daniel Tavares, vice-presidente de Life Sciences & Healthcare da DHL Supply Chain.

Atualmente, nesta área, o Grupo DHL gerencia quase 600 operações, centros e armazéns em cerca de 130 países, totalizando mais de 2,5 milhões de metros quadrados de espaço de armazenamento com temperatura controlada.