A Viação Pêssego, que atua na zona leste de São Paulo, iniciou a fase de testes com um ônibus elétrico de nove metros da TEVX Higer. O projeto piloto é um passo estratégico para avaliar o desempenho do veículo no complexo e desafiador ambiente urbano da capital paulista. A principal meta é verificar sua capacidade de transpor obstáculos comuns no dia a dia, como valetas e lombadas, além de comprovar a sua autonomia e alto padrão de qualidade.
O teste será realizado em uma linha regular da operadora, rodando sem passageiros, para coletar dados precisos e garantir que o veículo atenda aos rigorosos padrões de segurança e eficiência. Para Joseandro Souza, da Viação Pêssego, essa é uma excelente oportunidade para a empresa. “Queremos ver, na prática, como um veículo com piso 100% baixo se comporta em uma operação urbana complexa como a da zona Leste de São Paulo. Este é o primeiro veículo mini com essa configuração disponível para testes na cidade, e estamos ansiosos para ver seu desempenho na transposição de valetas e lombadas, além da sua autonomia, que são alguns de nossos maiores desafios”.
O Azure9 se destaca pela tecnologia focada no conforto e na acessibilidade. Ele conta com piso totalmente baixo e um sistema de ajoelhamento que permite ao ônibus “deitar” para o lado da porta, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, idosos e pais com carrinhos de bebê.
Para uma experiência completa a bordo, o ônibus é equipado com um sistema de ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e portas USB nos balaústres e bancos, garantindo total conforto para os usuários.
Para o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, esse é mais um desafio para demonstrar as qualidades do produto: —O modelo de nove metros é compacto e bastante robusto, facilitando o deslocamento em ruas mais estreitas e permitindo sua atuação em linhas mais periféricas das grandes cidades. A operação em São Paulo é estratégica e irá demonstrar as qualidades do nosso produto em um dos mercados mais exigentes do país—.
O teste na Viação Pêssego é o primeiro de uma série que a TEVX Higer realizará na cidade. A previsão é que, ainda neste mês, o ônibus elétrico de 9 metros seja testado em outras operadoras paulistas, consolidando sua presença e adaptabilidade ao mercado de transporte público de São Paulo.
TEVX Higer — A operação no mercado brasileiro da Higer Bus — líder mundial na fabricação de ônibus elétricos — está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).
Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a Higer Bus exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.