rodrigo-barbosa-aura2

24/09/2025

Aura declara a produção comercial de Borborema em 4.500 t/dia

Aura Minerals Inc. (Nasdaq: AUGO; TSX: ORA; B3: AURA33) (“Aura” ou “Companhia”) declara a produção comercial da sua mina de ouro Borborema (“Borborema”), com data efetiva de 22 de setembro de 2025 (segunda-feira). A operação está operando acima de 80% da capacidade de projeto, com processamento de 4.500 toneladas por dia, recuperação consistentemente acima de 90%, alcançando até 92%. Até o momento, Borborema já produziu e vendeu mais de dez mil onças de ouro.

— Temos orgulho em anunciar a produção comercial na mina Borborema, seis meses após o início da operação, após 19 meses de construção e sem nenhum acidente com afastamento. Assim como o projeto Almas, Borborema foi entregue dentro do prazo e do orçamento, reforçando nosso compromisso com a excelência operacional. Esta é a nossa quinta mina em operação e deverá se tornar a mina com a segunda maior produção do portfólio da Aura. O projeto conta com reservas de 812 mil onças de ouro e Recursos Minerais na categoria Indicada de aproximadamente 1,18 milhão de onças de ouro (excluindo as Reservas Minerais), o que representa um alto potencial de aumentar as reservas minerais e o retorno do projeto. Por fim, Borborema exemplifica como a Aura combina excelência operacional, segurança e sustentabilidade, utilizando 100% de água de esgoto tratada proveniente de Currais Novos, além de água de chuva, para suprir todas as necessidades hídricas da mina e da planta, refletindo nossa abordagem ambientalmente responsável— comentou Rodrigo Barbosa, presidente e CEO da Aura.

Sobre Borborema — Projeto Borborema é um projeto greenfield de ouro a céu aberto, localizado no município de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. A Aura concluiu, em agosto de 2023, o Estudo de Viabilidade (Feasibility Study) do projeto, que indicou uma produção estimada de 748 mil onças de ouro ao longo de uma vida útil de mina de 11,3 anos, com possibilidade de incremento adicional. O projeto possui Reservas Minerais Prováveis de 812 mil onças de ouro, além de um perfil exclusivo de Recursos Minerais Indicados composto por 37,7 milhões de toneladas com teor médio de 0,97 g/t Au, totalizando 1,178 milhão de onças de ouro, e 10,9 milhões de toneladas com teor médio de 1,13 g/t Au, totalizando 394 mil onças de Recursos Minerais Inferidos. A Aura já iniciou as medidas preliminares para obtenção das licenças necessárias para a realocação de uma estrada que cruza parte do depósito. Com a bem-sucedida relocação dessa via, poderá haver potencial para conversão de parte dos Recursos Minerais Indicados em Reservas Minerais Prováveis (em adição às atuais Reservas Minerais Prováveis), a depender de fatores como preço do ouro, taxa de câmbio, entre outros.

Aura 360° — A Aura é focada na mineração em termos completos – pensando de forma holística sobre como seus negócios impactam e beneficiam cada um de nossos stakeholders: nossa companhia, nossos acionistas, nossos funcionários e os países e comunidades que atendemos. O que nós chamamos de Mineração 360º.

A Aura é uma empresa focada no desenvolvimento e operação de projetos de ouro e metais básicos nas Américas. A Companhia possui cinco minas em operação, incluindo a mina de ouro Minosa, em Honduras, as minas de ouro Apoena, Almas e Borborema no Brasil e a mina de cobre-ouro-prata Aranzazu no México. Além disso, a Companhia possui Era Dorada, um projeto de ouro na Guatemala; Tolda Fria, um projeto de ouro na Colômbia; e três projetos no Brasil: Matupá, que está em desenvolvimento; São Francisco, que está em cuidado e manutenção; e o projeto de cobre Carajás na região de Carajás, na fase de exploração.