Destaque é o VLT com aumento de 15,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em São Paulo, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda receberam 32% dos passageiros de janeiro a agosto.
A plataforma de Trilhos da Motiva registrou um crescimento de 1,9% no volume de clientes transportados até agosto, na comparação com o mesmo período de 2024. Ao todo, as linhas 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda (ViaMobilidade) de São Paulo, o VLT Carioca e o Metrô Bahia somaram 496,5 milhões de embarques, superando em mais de 9 milhões o dado referente à parcial do ano anterior.
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, em São Paulo, foram responsáveis pelo maior número de passageiros transportados: 156,6 milhões em 2025, o que representa 32% de toda a demanda do transporte sobre trilhos da Motiva no período. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o destaque é o VLT Carioca que apresentou alta de 15,1% no seu total, alcançando a marca de 16,7 milhões de clientes.
Em agosto, mais de 65 milhões de passageiros foram transportados pelas concessionárias de trilhos da Motiva, leve queda se comparado a agosto de 2024 quando 66 milhões embarques de clientes foram realizados. Ainda assim, o VLT Carioca registrou um aumento de 1,1% em sua demanda no período, com 2,1 milhões de viagens.
Plataforma de trilhos da Motiva — Com cerca de 2,7 milhões de passageiros transportados por dia, 191 km de malha ferroviária, 124 estações e um time de aproximadamente 7 mil colaboradores diretos, a plataforma de trilhos da Motiva é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Presente em diferentes regiões do país, atua no Rio de Janeiro com o VLT Carioca, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. Em São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, opera a Linha 4-Amarela (primeira linha driverless do Brasil), a Linha 5-Lilás, que integra a zona sul à malha metroviária da capital, a Linha 8-Diamante, que liga a região de Itapevi ao centro da cidade, a Linha 9-Esmeralda, que percorre o eixo sudoeste da capital até Osasco, e a Linha 17-Ouro, em fase inicial de operação com tecnologia de monotrilho. Já na Bahia, a Motiva está à frente da CCR Metrô Bahia, responsável pelas Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, conectando importantes regiões da capital baiana e seu entorno.