Renovação de acordo de longo prazo e expansão do terminal portuário em Santos contribuirão para o crescimento das operações de contêineres.
A DP World, líder global em soluções logísticas e de cadeia de suprimentos, anuncia a renovação de um contrato de longo prazo com a Hapag-Lloyd, uma das maiores companhias de navegação do mundo, para operação no Porto de Santos. Com este acordo, as duas empresas reafirmam sua parceria e asseguram a continuidade das operações de movimentação de contêineres pelos próximos dez anos.
Para atender às novas demandas, a DP World prosseguirá com seu plano de expansão de capacidade portuária nos próximos anos, permitindo tanto o recebimento de novos volumes e serviços marítimos da Hapag-Lloyd quanto a continuidade da prestação de serviços para outros armadores de forma eficiente e sustentável, reforçando sua atuação como terminal independente e competitivo no Porto de Santos.
Para a Hapag-Lloyd, o contrato oferece, ainda, uma base sólida para continuar expandindo sua presença no mercado brasileiro, assegurando previsibilidade e eficiência para o desenvolvimento de seus negócios na região.
Ampliação do terminal em Santos — No último dia 21 de agosto, a DP World celebrou o lançamento da pedra fundamental das obras de expansão do seu cais de atracação, localizado na margem esquerda do Porto de Santos. Com conclusão prevista para agosto de 2026, a obra prevê a adição de 190 metros lineares ao cais existente, que passará a ter 1.290 metros de extensão, possibilitando o recebimento de navios de contêiner de maior porte.
Com o projeto, que inclui a aquisição de novos equipamentos para operações de contêiner, o terminal elevará sua capacidade de movimentação para 1,7 milhão de TEUs ao ano até 2026, consolidando-se como um dos mais modernos e completos terminais privados multipropósito do Brasil.
DP World no Brasil — A DP World Brasil é uma empresa pertencente ao Grupo DP World, líder global de soluções de logísticas e de suppy chain, com negócios em mais de 80 países e sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No Brasil, a companhia é responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP), com capacidade anual de movimentação de 1,4 milhão de TEUs e 5 milhões de ton de celulose. Com investimentos de R$ 3 bilhões, está instalado em área estratégica, com acesso por vias marítima, rodoviária e ferroviária. A companhia segue ampliando sua presença no Brasil como provedora de soluções logísticas de ponta a ponta, oferecendo serviços de Agenciamento de Carga, com escritórios em Itajaí (SC), Curitiba (PR), São Paulo, Campinas e Santos (SP), e Logística de Contrato (Contract Logistics), com plantas localizadas no interior de São Paulo.
Hapag-Lloyd — Com uma frota de 313 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 2,5 milhões de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais companhias marítimas do mundo. No segmento de Navegação Regular, a empresa tem cerca de 14 mil mil funcionários e 400 escritórios em 140 países. A Hapag-Lloyd tem uma capacidade de contêineres de aproximadamente 3,7 milhões de TEU – incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres frigoríficos. Um total de 133 serviços regulares em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portos em todos os continentes. No segmento de Terminais e Infraestrutura, a Hapag-Lloyd possui participações acionárias em 21 terminais na Europa, América Latina, Estados Unidos, Índia e Norte da África. Cerca de 3 mil estão alocados no segmento de Terminais e Infraestrutura e prestam serviços logísticos complementares em localidades selecionadas, além das atividades de terminais.