Quem visitar o maior evento náutico da América Latina, que segue até o dia 23 de setembro (terça-feira ), no São Paulo Expo, na capital paulista, pode conhecer inovações sustentáveis como o projeto pioneiro JAQ Hidrogênio Verde, em parceria com a Itaipu Parquetec, que está construindo as primeiras embarcações movidas a hidrogênio do país. São apresentadas a maquete do barco Explorer H1, que será entregue na COP30, em novembro, e o vídeo em 3D que detalha as inovações da segunda embarcação que vai produzir seu próprio hidrogênio.
Em meio às discussões globais sobre transição energética e à proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o São Paulo Boat Show 2025, de 18 a 23 de setembro (terça-feira), é palco para apresentação de inovações sustentáveis para a navegação. O público do maior evento náutico da América Latina pode conhecer mais sobre o pioneirismo do projeto JAQ Hidrogênio Verde, que une náutica, energia limpa e tecnologia. Um dos destaques é a maquete da Explorer H1, primeira embarcação brasileira movida a hidrogênio verde que será exibida oficialmente na conferência em novembro, em Belém (PA). De forma inédita, também é divulgado um vídeo em 3D do segundo barco sem emissões de carbono, o Explorer H2, um laboratório flutuante dedicado à pesquisa e ao estudo dos biomas brasileiros e com capacidade de gerar seu próprio hidrogênio.
A iniciativa é idealizada pelo Grupo Náutica em parceria com o Itaipu Parquetec, centro referência na produção de hidrogênio verde (H2V) no Brasil, e tem o apoio de gigantes como a GWM Hydrogen/FTXT. O projeto inédito no mundo prevê investimento de R$ 150 milhões e tem a missão de posicionar o Brasil na vanguarda global da economia do mar sustentável. “Esse projeto nasce para mostrar ao mundo a capacidade do nosso país em gerar soluções de impacto global. Estamos construindo um caminho que une ciência, sustentabilidade e inovação para transformar a mobilidade náutica”, afirma Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e que também comanda a JAQ, uma das unidades do grupo.
O São Paulo Expo, também é um espaço de diálogo com autoridades e representantes dos setores naval, energético e ambiental sobre os rumos da transição energética no país. —Apresentar esse projeto de sustentabilidade no São Paulo Boat Show é simbólico. É a principal vitrine náutica da América Latina, onde o Brasil reafirma seu pioneirismo e mostra ao mundo que está preparado para liderar a transformação sustentável da navegação —conclui Ernani Paciornik.
As fases do projeto JAQ Hidrogênio Verde — Estruturado em três fases, o projeto JAQ começou com a construção da Explorer H1, uma embarcação de 36 metros de comprimento que funcionará exclusivamente em exposições e terá áreas internas alimentadas por hidrogênio verde sem emissão de carbono. Na segunda fase, o mesmo modelo será adaptado para motores híbridos a hidrogênio e óleo diesel, que permitirão uma redução de até 80% nas emissões de CO₂. Esse barco, projetado para navegação em águas rasas e em construção no estaleiro Inace, em Fortaleza (CE), já está 80% concluído, iniciou os testes no mar e será apresentado de forma exclusiva na COP30 com sua hotelaria, ou seja, toda parte de eletricidade/energia do barco, como ares-condicionados, luzes, tomadas e eletrônicos, funcionando com o abastecimento de hidrogênio, que garantem um consumo mais limpo inclusive quando o barco está atracado.
A etapa final do projeto, prevista para 2027, contará com a entrega da Explorer H2, embarcação de 50 metros de comprimento capaz de gerar o próprio hidrogênio a bordo a partir da água do mar e operar de forma 100% auto sustentável e sem emissões de carbono. Em construção no Estaleiro do Arpoador, no Guarujá (SP), esse barco será destinado a apoiar operações de mergulho, além de realizar coleta de dados hidrográficos e oceanográficos. | Ingressos: www.saopauloboatshow.com.br