A SwissDrones, fornecedora de soluções avançadas de inteligência aérea especializada em sistemas de helicópteros não tripulados de longo alcance, e a Omni Unmanned, líder em transporte aéreo que atende o setor de petróleo e parte do grupo Omni Helicopters International (OHI), concluíram recentemente um teste de Prova de Conceito offshore para uma empresa de energia no Brasil. O teste incluiu a primeira operação no país de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) Beyond Visual Line of Sight (BVLOS – além da linha de visada), utilizando o SDO 50 da SwissDrones, um helicóptero não tripulado de decolagem e pouso vertical (VTOL), de longo alcance e alta capacidade de carga.
Os testes, realizados ao longo de vários dias, colocaram o VANT à prova em condições climáticas severas, com ventos fortes. Pilotado por pilotos da Omni Táxi Aéreo, o helicóptero não tripulado realizou com sucesso voos entre plataformas offshore na costa do Rio de Janeiro. A missão incluiu duas fases de pilotagem, com equipes em cada plataforma e a transferência autônoma da aeronave em pleno voo de forma fluida.
Durante os testes, surgiu uma necessidade operacional real: uma peça de equipamento precisava ser urgentemente transportada para outra plataforma a fim de evitar paralisação. O SDO 50 realizou a entrega com sucesso, evitando custos significativos que seriam gerados pelo transporte via barco ou helicóptero, além de reduzir o tempo de inatividade operacional.
— É ótimo ver as empresas de energia adotando tecnologias de VANTs de longo alcance que oferecem transporte aéreo entre plataformas offshore de forma mais rápida, segura, sustentável e econômica— afirmou Ulrich Amberg, CEO da SwissDrones. — Este projeto oferece um vislumbre do futuro próximo do setor de energia offshore, no qual a interação entre plataformas é dinâmica, conveniente e mais segura do que nunca. No entanto, esse futuro só pode ser concretizado com a colaboração próxima entre desenvolvedores de tecnologia, especialistas em pilotagem e mobilidade aérea, e as próprias empresas de energia—.
—Aeronaves não tripuladas já não são mais uma solução da próxima geração para a indústria de energia. Elas são uma solução aplicável, implementável e necessária hoje, como demonstrado pelo cenário real da peça sobressalente que surgiu durante o teste —destacou Roberto Coimbra, diretor do Conselho do Grupo OHI. —Essa Prova de Conceito demonstra a força da união entre VANTs avançados e a experiência em operações aéreas offshore—.
Esses testes inovadores destacam o valor dos VANTs para entregas de carga offshore. Com uma dimensão física compacta, os VANTs permitem armazenamento e implantação simples a bordo de plataformas, onde o espaço é limitado e valioso. Além disso, helicópteros não tripulados reduzem riscos de segurança e emissões de carbono em comparação com alternativas convencionais.
Omni Helicopters International —O Grupo Omni (OHI) está na vanguarda do setor de mobilidade aérea e soluções de transporte da América Latina. Como o maior provedor desses serviços na região, a OHI atende a diversos grupos de clientes em múltiplos segmentos, garantindo soluções ágeis e eficientes. Por meio de suas subsidiárias Omni Táxi Aéreo no Brasil, Omni Helicopters Guyana Inc. e Omni Helicopters International Mozambique, a OHI oferece capacidade incomparável para atender clientes offshore nos mercados de energia que mais crescem no mundo. O portfólio da empresa inclui Troca de Tripulação, Serviços de Emergência Médica (EMS), Combate a Incêndios, Operações de Busca e Salvamento, além de serviços altamente especializados de Carga e Utilidade em locais remotos e desafiadores.
Em linha com seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a OHI lançou duas iniciativas pioneiras: a OHI Unmanned, divisão especializada em serviços de veículos aéreos não tripulados (VANTs), e a Revo, provedora premium de soluções de mobilidade aérea avançada (AAM).
SwissDrones — A SwissDrones é líder no fornecimento de soluções de inteligência aérea e sistemas de helicópteros não tripulados de longo alcance, oferecendo suporte completo por meio de um modelo verticalmente integrado que abrange aeronaves, operações e insights de dados.
Sediada em Zurique, Suíça, a SwissDrones desenvolve sistemas inovadores e uma solução de inteligência-como-serviço mais sustentável e econômica, permitindo que organizações reduzam emissões e riscos operacionais. Com aprovação em mais de 30 países, a tecnologia da SwissDrones estabelece um novo padrão, com resistência de voo incomparável, alta capacidade de carga e insights em tempo real para operações críticas.