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18/09/2025

Atech e ATNS assinam contrato para modernizar a gestão de fluxo aéreo na África do Sul

Novo sistema de gestão de fluxo de tráfego aéreo (ATFM) será instalado no centro de controle no aeroporto internacional de Joanesburgo e contará com centro de contingência e ambiente de treinamento. Contrato inclui módulos de gestão plano de voo (IFPS), gestão de fluxo para UTM (UTFM) e gestão do espaço aéreo (AMCS).

Joanesburgo — A Atech e a Air Traffic and Navigation Services (ATNS), companhia estatal responsável pelos serviços de navegação aérea na África do Sul, assinaram no dia 17 de setembro (quarta-feira), um contrato para a modernização do atual sistema de gestão de fluxo de tráfego aéreo (ATFM, em inglês), no aeroporto internacional O.R. Tambo, em Joanesburgo. Além da atualização, o acordo contemplará um centro de contingência, uma plataforma de treinamento, simulação para capacitação e testes em ambiente seguro.

A África do Sul controla aproximadamente 283 mil voos por ano, conectando mais de 20 destinos domésticos e 35 internacionais, e é um dos principais centros de transporte aéreo do continente africano. O novo sistema aprimorará o planejamento e a coordenação do espaço aéreo, equilibrando proativamente o número de voos programados com a capacidade disponível dos aeroportos e setores. Isso permite respostas mais precisas a fatores como clima, obras ou restrições operacionais, permite ajustes de cronograma em coordenação com companhias aéreas e aeroportos, reduz atrasos e aumenta a previsibilidade e a segurança operacional.

—Este novo contrato com a ATNS reforça nossa estratégia de expansão internacional e o compromisso da Atech em fornecer soluções de gestão de tráfego aéreo de alto impacto. O novo ambiente operacional será mais eficiente, resiliente e previsível, proporcionando benefícios tangíveis para passageiros, companhias aéreas, aeroportos, aperfeiçoando a competitividade do sistema de aviação civil da África do Sul—afirma Rodrigo Persico, CEO da Atech.

O novo sistema ATFM segue as diretrizes do documento 9971 da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, em inglês) e incorpora ferramentas de balanceamento demanda-capacidade (DCB, em inglês) e decisão colaborativa (CDM, em inglês) para atuação nas fases pré-tática e tática. Além disso, a gestão de slots aeroportuários permitirá às companhias aéreas negociar horários e submeter intenções de voo antecipadamente ao mesmo tempo em que facilitará o planejamento estratégico do uso do espaço aéreo.

O novo sistema ATFM ainda contempla painéis em tempo real de indicadores (KPIs, em inglês) para monitoramento e análise pós-operação, coordenação das medidas ATFM transfronteiriças com regiões de informação de voo (FIRs) vizinhas, provendo uma maior integração a uma rede regional multimodal da região para gestão de fluxo aéreo.

O contrato também inclui um sistema de gestão centralizada de plano de voo (IFPS, em inglês) em alinhamento aos requisitos da Eurocontrol, resultando em redução do tempo de processamento de plano de voo e trabalho manual. Também inclui um sistema de coordenação e gestão do espaço aéreo (AMCS, em inglês), para uso flexível do espaço aéreo (FUA, em inglês) nos níveis estratégicos, pré-tático e tático; e sistema de gestão de fluxo para UTM (UTFM, em inglês), responsável por gerenciar e coordenar o espaço aéreo UTM junto a ATNS.

O contrato de modernização deverá ter duração de dois anos, com conclusão prevista no terceiro trimestre de 2027.

Atech —A Atech, empresa do Grupo Embraer, atua no desenvolvimento, integração e implantação de sistemas de gestão de tráfego aéreo no Brasil e no exterior, em conformidade com as normas da OACI. Com expertise em engenharia e integração de sistemas críticos, atende a diferentes cenários operacionais, incluindo aplicações no setor de defesa, oferecendo soluções que priorizam segurança, confiabilidade e inovação.

ATNS — A Air Traffic and Navigation Services SOC Limited presta serviços de tráfego aéreo, navegação, treinamento e serviços associados na África do Sul e em parte do Oceano Índico Meridional e do Atlântico, abrangendo aproximadamente 6% do espaço aéreo mundial. A ATNS opera a partir de nove aeródromos da ACSA (Airports Company South Africa) e outros 12, e figura entre as 10 empresas sul-africanas com maior representatividade feminina em níveis executivos.

Embraer — Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda. 

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros. 

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.