Os homenageados usam seu conhecimento para ajudar outras pessoas. Cada um será atribuído um prêmio de dez mil euros.
Giuseppe Cassataro, Samory Gassama, Grit Grassberger e Khaled Kombas são modelos inspiradores: eles são os vencedores do Prêmio BMW Group de Responsabilidade Social deste ano. A cerimônia de premiação aconteceu no BMW Welt Double Cone em Munique em 15 de setembro. Pela 14ª vez, o prêmio reconheceu o notável compromisso social dos colaboradores. Cada vencedor receberá um prêmio de dez mil euros para apoiar seu projeto.
— Manter os olhos abertos para o mundo e ter a coragem de impulsionar a mudança — é exatamente isso que nossos premiados incorporam. Eles nos mostram como criar raios de esperança e nutrir uma comunidade social significativa. Com paixão e dedicação, eles promovem melhorias duradouras na vida das pessoas. Nunca haverá compromisso suficiente desse tipo no mundo— disse Ilka Horstmeier, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Pessoas e Imóveis, que também é a patrona do prêmio.
Boas ações fazem a diferença — Todos os anos, colaboradores de todo o mundo se candidatam a este prêmio, que é altamente respeitado em toda a empresa. Este ano, dez candidatos com um nível de compromisso particularmente impressionante foram indicados para a rodada final. Muitos dos indicados lançaram seus próprios projetos sociais e dedicaram inúmeras horas de seu tempo livre para apoiar indivíduos desfavorecidos. Um dos finalistas descreveu sua motivação: — A gentileza não é um ato único — é um ritmo. Quando esse ritmo é compartilhado, ele cria algo maior do que nós mesmos—.
Todos os finalistas compareceram à cerimônia de premiação e receberam dois mil e quinhentos euros em prêmio cada, apoiando diretamente seus projetos.
Os vencedores de 2025 — Khaled Kombas é gerente de projetos de Acesso Inteligente em Munique, que defende os direitos das pessoas com deficiência em seu país natal, a Tunísia, por meio da iniciativa que fundou, “TunisAid – Ajuda para Tunisianos com Deficiência”. A organização ajuda a criar um futuro melhor para pessoas com deficiência, fornecendo cuidados domiciliares, aprendizado em oficinas, expandindo escolas e oferecendo apoio financeiro. Sua dedicação inspirou muitos colegas, que escolheram Khaled Kombas como o vencedor da votação dos funcionários em 2025.
Samory Gassama, engenheiro de Gerenciamento de Mudanças em Munique, é o ganhador do Prêmio Vera-und-Volker-Doppelfeld, que incentiva o compromisso social entre os jovens. Juntamente com um amigo, ele fundou a associação “Ihsanprojects – Initiative for Gesundheit und Bildung e.V.”, defendendo o acesso a cuidados médicos, água potável e educação, principalmente no Senegal. Um projeto, em particular, se destaca: Graças a uma solução digital inovadora, pessoas em regiões sem atendimento médico local podem receber uma consulta médica por videochamada.
Guiseppe Cassataro, que trabalha em Seguros e Gerenciamento de Danos para a Alphabet Italia em Milão, Itália, dedicou sua vida a apoiar pessoas com esclerose múltipla (EM). Como membro ativo da iniciativa “Associazione Italiana Sclerosi Multipla” (AISM) por 25 anos, ele se concentra na organização de motoristas para levar pessoas com EM ao trabalho, consultas médicas ou escritórios governamentais. Esta iniciativa ajuda indivíduos confinados a uma cadeira de rodas a manter sua mobilidade.
Grit Grassberger trabalha em Gerenciamento de Produtos de Estilo de Vida MINI em Munique. Por meio da associação “Juniti e.V.”, que ela co-fundou com um amigo após uma viagem ao Sri Lanka, ela visa melhorar as oportunidades educacionais para crianças no país. Ao fazer parceria com organizações locais, a associação financia almoços escolares quentes para crianças de famílias socialmente desfavorecidas, muitas vezes um fator chave para garantir a frequência escolar regular. Um programa especial também se concentra em capacitar jovens mulheres, em particular, para iniciar seus próprios negócios com sucesso.
Social Drive significa o compromisso social dos colaboradores — Com sua força de trabalho multinacional, o BMW Group é mais do que apenas um fabricante de automóveis. Juntamente com nossos colaboradores, somos parte integrante da sociedade global, ajudando a encontrar soluções para muitas questões e desafios futuros. Por meio da inovação e do voluntariado, os associados do BMW Group impulsionam mudanças positivas em todo o mundo. Essas atividades são agrupadas na iniciativa Social Drive: Além do Prêmio BMW Group, a plataforma Social Drive permite que voluntários mostrem seus projetos e se conectem uns com os outros. Ela ilumina o compromisso social e inspira outros a se envolverem.