Primeira operação do estado movimentou 25 mil toneladas de milho Non-GMO.
O Porto do Açu, localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro, realizou em setembro sua primeira exportação de carga proveniente de Mato Grosso. Ao todo, 25 mil toneladas de milho não transgênico (Non-GMO), oriundas do Leste do Mato Grosso, foram embarcadas para a Europa.
A movimentação foi realizada no Terminal Multicargas (T-Mult) do Porto do Açu, que já movimentou mais de 20 diferentes tipos de carga desde o início de sua operação. Para manter suas características, o milho Non-MGO não pode ter contato com outros grãos transgênicos nos armazéns. Hoje, o T-Mult conta com dois armazéns cobertos em área alfandegada, com capacidade estática total de 60 mil toneladas. E outros dois armazéns na retro área do terminal, com a mesma capacidade.
— A abertura desse novo corredor logístico para o escoamento de cargas do Mato Grosso é um passo importante para aumentarmos a eficiência no transporte de grãos brasileiros. No Açu temos flexibilidade para desenvolver soluções logísticas sob medida, com uma operação 100% privada que garante confiabilidade, eficiência e segurança. Além disso, oferecemos tempos mínimos de espera para atracação, pranchas acima da média do mercado e agilidade no atendimento rodoviário— ressalta João Braz, diretor comercial e de terminais do Porto do Açu.
No primeiro semestre, o T-Mult movimentou 1.2 milhão de toneladas, volume 45% maior do que no mesmo período do ano passado. Ainda em 2025, a área de cais operacional do terminal contará com 500 metros, com calado de 13,1 metros, e um segundo berço para operar simultaneamente dois navios do tipo Panamax, que transportam até 75 mil toneladas cada.
A capacidade de movimentação do terminal alcançará 2,7 milhões de toneladas ao ano. Considerando também a expansão da área de armazenagem, será possível duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos.
Expansão do agro no Porto do Açu — O início das exportações de milho de Mato Grosso reforça a estratégia do Porto do Açu de se consolidar como nova rota logística para o agronegócio brasileiro.
O Açu iniciou sua atuação no segmento em 2020, com a instalação de um galpão para operação de fertilizantes, num contexto em que o Rio de Janeiro tinha pouca participação nos fluxos do agronegócio nacional. Desde então, ampliou sua infraestrutura com um armazém dedicado ao agro e avança na implantação de uma unidade misturadora de fertilizantes.
Entre os próximos projetos estão um terminal de grãos, que poderá ser integrado a uma unidade esmagadora, e a perspectiva de instalar uma planta de fertilizantes nitrogenados conectada ao fornecimento de gás natural. No longo prazo, o acesso ferroviário poderá elevar a competitividade das operações, já que grãos e fertilizantes têm forte vocação para esse modal.
Porto do Açu — Localizado em São João da Barra, Região Norte do Estado Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria privado de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística (controlada pelo EIG) e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.
Atualmente, 28 empresas já estão instaladas no complexo, incluindo clientes e parceiros de classe mundial. Com operações consolidadas em minério, petróleo e gás natural, o Açu acelera sua industrialização com foco em projetos de baixo carbono, reafirmando sua posição como o porto da transição energética no Brasil.