relatorio-acer

12/09/2025

Acer atinge meta de 60% de uso de energia renovável 1 ano antes do prazo estabelecido, diz

Relatório de Sustentabilidade 2024. No mesmo período, empresa apresentou seu primeiro notebook neutro em carbono e superou a marca de 50 milhões de unidades produzidas a partir de plásticos reciclados.

A Acer, fabricante global e uma das mais populares marcas de desktops, notebooks, tablets, sistemas de armazenamento e acessórios do mundo, divulgou recentemente seu Relatório de Sustentabilidade 2024, em que apresenta um panorama completo do desempenho da companhia nas áreas ambiental, social e de governança (ESG) no último ano. O levantamento reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade a longo prazo e a inovação contínua em seus negócios, oferecendo produtos e soluções ambientalmente responsáveis e diversas, capazes de expandir suas frentes de atuação.

Entre os principais índices de 2024, a Acer atingiu a marca de 60% de energia proveniente de fontes renováveis em toda a sua operação global — meta alcançada um ano antes do prazo estipulado. A companhia segue compromissada a utilizar 100% de energia renovável (RE100) até 2035. Em sua cadeia de suprimentos, 81% dos fornecedores estratégicos já aderiram ao RE100 ou estabeleceram metas de redução de carbono baseadas na iniciativa SBT (Science Based Targets). No mesmo período, a Acer também adicionou ao seu portfólio de produtos o primeiro notebook neutro em carbono, o Aspire Vero 16, que posteriormente passou a incorporar material de concha de ostra de origem biológica em sua composição.

De 2020 a 2024, a empresa produziu mais de 50 milhões de unidades de computadores e monitores utilizando plásticos reciclados pós-consumo. Outro avanço importante foi a assinatura de um acordo para uso de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) com parceiros logísticos, reforçando a estratégia de reduzir emissões em todo o ciclo de vida dos produtos, da fabricação ao transporte.

O desempenho ambiental da Acer tem sido reconhecido mundialmente. Em 2024, a empresa entrou para a lista Corporate Knights Clean200™, que reúne as 200 maiores companhias de capital aberto com maior receita proveniente de negócios sustentáveis. No mesmo ano, a companhia estreou no ranking Time World’s Most Sustainable Companies e no Dow Jones Sustainability World Index, iniciativas que reconhecem líderes globais em sustentabilidade.

Além disso, a Acer foi incluída pelo 11º ano consecutivo no Emerging Markets Index do DJSI, figurou entre as principais marcas do S&P Global Sustainability Yearbook pelo quinto ano seguido e integrou novamente o MSCI ESG Leaders Indexes, mantendo desde 2021 a classificação máxima “AAA” em sua categoria. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa recebeu a certificação de Platina na avaliação de sustentabilidade da EcoVadis, estando entre o 1% das empresas mais bem avaliadas no mundo.

Próximos passos — A Acer reafirma seu compromisso em alcançar 100% de uso de energia renovável em suas operações até 2035 e zerar emissões líquidas até 2050, mantendo a sustentabilidade como pilar central de sua estratégia global.

Acer — Fundada em 1976, a Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7,7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos à realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 12 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos de alta performance, design com recursos eficientes e inovadores para gamers, designers, educadores, escritórios e uso doméstico.