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10/09/2025

Quando a torcida vira marca: Flamengo lança campanha ousada

E faz petição para que ONU reconheça a nação rubro-negra. A criação da campanha ‘Nação na ONU’ é da Artplan e a Quintal assina estratégia de ação.

O Clube de Regatas do Flamengo lançou, no dia 09 de setembro de 2025 (terça-feira), uma campanha inédita que reforça a potência de sua marca e da relação com sua torcida: uma petição para que a ONU reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.

A iniciativa parte de uma provocação criativa que traduz, em linguagem de marca, um fato já conhecido: a torcida do Flamengo ultrapassa os 45 milhões de pessoas. Se fosse um país, teria a 36ª maior população do mundo. Mais do que números, trata-se de uma cultura compartilhada, com símbolos, rituais e um senso de pertencimento que vai além do esporte. A campanha teve criação da Artplan, enquanto a agência Quintal foi responsável pela estratégia de conteúdo e seus desdobramentos nos diversos meios.

O projeto foi lançado em pronunciamento especial de Zico, maior ídolo da história do clube e embaixador da marca, transmitido pela FlamengoTV. A escolha reforça a estratégia de storytelling e endosso de autoridade: Zico dá voz ao sentimento de milhões, transformando-o em narrativa institucional.

“O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”, afirmou Zico no vídeo-manifesto, que já começou a ser replicado em múltiplas plataformas e desdobrado em conteúdo para redes sociais.

A campanha foi criada para gerar engajamento massivo, ampliar a percepção da marca Flamengo como um ativo global e colocar o clube em diálogo com cases internacionais de marketing esportivo e cultural. O projeto ainda envolve ativações digitais, mobilização da torcida por meio de uma petição e ações integradas de conteúdo, com foco em repercussão orgânica e cobertura espontânea.

Para o mercado de comunicação, a ação evidencia como um clube de futebol pode trabalhar sua marca com criatividade, ousadia e inteligência cultural, indo além da dimensão esportiva e se consolidando como plataforma de expressão, lifestyle e identidade coletiva.

Equipe Flamengo: Diretora de Comunicação e Marcas – Flávia da Justa; Gerente de Marca e Comunicação – Flávia Bittencourt; Coordenadora de Comunicação – Fernanda de Lima; Analista de Comunicação Sênior – Luísa Lougue;Coordenador de Comunicação – Moisés Aben; Coodenador de operações: Rafael Neves; Coordenador de Mídia: Osmar Galvão; Edição e finalização- Victor Borges, Bruno Nin e Sol Galvão; Designer de Branding – Gustavo Desenho; Designer Gráfico – Joshua Ferreira e Leandro Suares; Captação de imagens – Victor Borges e Gabriel Baron; Produção – Anna Olivia Wermelinger e Thayná Silveira.

Agência Artplan: CCOs Grupo Dreamers: Rafael Gil e Rodrigo Almeida; CCOs Artplan: Rodrigo Almeida, Rafael Gil e Marcello Noronha; Direção Executivo de Criação: Ricardo Weitsman; Direção de Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro e Rafael Jardim; Criação: Ricardo Weitsman, Felippe Mendonça, Raphael Brick, Thiago Alves, Gonzaga Neto e Gabriel Lopes.; Diretora Geral Artplan RJ: Ana Paula Sanchez; Head de Negócios e Atendimento: Cristiana Miranda; Diretora de Negócios: Thais Casaes; Atendimento: Thais Casaes e Naiara Dantas; Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta; Diretor -Geral de Planejamento RJ: Lucas Cassol; Diretora de Operações e Projetos: Cristiane Vianna; Diretora de Projetos: Aurora Blotta; Gerente de Projetos: Carmen Menezes Cardoso; Diretora Geral de Produção: Camila Naito; Head Audiovisual: Felipe Cunha; Gerente Audiovisual: Patricia Cortes; Diretora de Creative Data: Carolina Amorim; Supervisor de Creative Data: Gabriel Barros; RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz.

Agência: Quintal: Planejamento: Leonardo Brossa; Criação: Rafael Ferrer, Felipe Bichara, Luiz Eduardo Kühner e Giovanna Zettermann; Direção de Criação: Rafael Ferrer e Daniel Ferreira; Atendimento: Camilla Oliveira e Giovanna Zettermann; Produtora : SquarePixel.

Direção: Raphael Dias; Produção Executiva: Aramis Barros e Raphael Dias; Atendimento: Marcelo Vidal; Direção de Fotografia: Leo Angeli; Diretor de Produção: Vitória Capuchinho; Head de Pós-produção: Marcelo Vidal; Montador: Hugo Freitas

Color Grading: Fred Toscano; Motion Graphics: Aleff Maurício; Produtora de Áudio: Halley Sound; Direção Musical: David Bessler; Composição e Produção Musical: David Bessler e Mike Vlcek; Sound Design e Mixagem: Lucas Fasano e Wilson Silva; Coordenação: Ingrid Mabelle; Produção Executiva de Som: Thereza Helena; Violino: Michel Bessler; Locução: Rodrigo Almeida (Monte). | Vídeo: https://www.youtube.com/live/NbyIu75TNo4